Prótese de quadril: quando é necessário?
Ex-jogador Zico passou pelo procedimento; SBOT-RS explica que é uma das operações com maior índice de satisfação
Nas últimas semanas, o ex-jogador do Flamengo, Zico, foi submetido a uma cirurgia de implante de prótese no quadril, após meses tratando de dores na articulação. A cirurgia ortopédica consiste na remoção e substituição de partes da articulação do quadril por uma prótese de metal, de polietileno e/ou de cerâmica.
O chefe do Comitê de Quadril, da SBOT-RS (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional do Rio Grande do Sul), Anthony Yepez, explica que o procedimento geralmente é indicado quando há desgaste avançado na articulação do quadril, resultando em dor e limitações das funções, reduzindo a qualidade de vida. Quando os sintomas não melhoram com o tratamento conservador, que inclui sessões de fisioterapia e o uso de medicações analgésicas e para frear o desgaste, a cirurgia deve ser pensada.
“Os pacientes com desgaste ou artrose no quadril que são submetidos ao tratamento cirúrgico recebem uma prótese total do quadril, que é composta por um implante na bacia, um implante no fêmur e uma conexão entre eles, que tenha o menor atrito possível. Essa conexão pode ser feita combinando superfícies de metal com polietileno, de cerâmica com polietileno ou de cerâmica com cerâmica.”, fala Yepez.
Segundo o especialista, tanto jovens como idosos se beneficiam da cirurgia feita com a indicação correta. “As dores melhoram muito depois da cirurgia. É uma das operações com maior índice de satisfação”, ressalta.
Prevenção
Para prevenir problemas no quadril, as atividades físicas devem ser feitas com os devidos cuidados, preferencialmente com o acompanhamento de um educador físico. “Cada pessoa deve ter seu programa de exercícios adequado para suas condições físicas.”, salienta Yepez.
Sobre a SBOT-RS
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS) possui comitês com ortopedistas especializados, com expertise para esclarecimentos sobre os mais variados temas relacionados à especialidade.
As fontes médicas da SBOT-RS estão à disposição para reportagens e entrevistas sobre a saúde na área ortopédica, como os cuidados com o teletrabalho e home office atrelados à ortopedia; lesões por esforço repetitivo pelo uso constante de celulares, computadores e videogames (como tendinite, por exemplo); problemas na coluna; acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos e de transportes com lesões, deformidades, pé diabético, fraturas, dicas preventivas para a prática segura de atividades profissionais, esportivas e no dia a dia, para melhor qualidade de vida, entre outros assuntos.