A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Médico orienta acerca dos cuidados básicos para evitar o Coronavírus


Por: Alex Fernandes França
Data: 17/03/2020
  • Compartilhar:

Dr. Haroldo Marques Bezerra diz que não há motivo para pânico, porém ressalta que situação exige cuidados e medidas preventivas.

As informações acerca do panorama do Coronavírus no Estado do Paraná, com 72 casos suspeitos, 34 descartados e seis confirmados vem despertando a atenção das autoridades de Saúde e criado certo pânico em meio à população.  De acordo com o médico Dr. Haroldo Marques Bezerra, não há motivo para pânico. “A doença pelo coronavirus tende a ser leve e autolimitada em pessoas com menos de 60 anos”, informa o profissional de Saúde. Ele orienta ainda que os cuidados para evitar o coronavírus são os mesmos para prevenção às gripes. “Deve-se lavar as mãos com água e sabão depois de usar o banheiro e antes de comer, antes de coçar olhos e nariz, evitar lugares com muita aglomeração de pessoas e ambientes fechados”, destaca.

Bezerra orienta também aos pacientes que já estão acometidos por doenças respiratórias. “Deve-se evitar sair de casa; caso seja impossível ficar em casa, usar máscara na rua. Ao espirrar ou tossir, procure cobrir a boca com um lenço ou com o cotovelo, para tentar diminuir a disseminação de partículas de saliva”, frisou. Semana passada o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para smartphones, através do qual é possível tirar dúvidas sobre sintomas e receber informações atualizadas e notas oficiais. 

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) destaca a importância dos cuidados com a saúde do idoso relacionados ao coronavírus, cujos agentes infecciosos provocam sintomas similares a outras doenças, como o influenza, comum na população idosa. Pesquisas têm demonstrado maior vulnerabilidade entre idosos quanto à incidência da nova epidemia. “Existe a imunosenescência, que é o envelhecimento natural do organismo e pode deixar a pessoa idosa mais suscetível a infecções em geral”.

O médico orienta que as pessoas cuidem bem da saúde, mantendo-se hidratadas, higienizando as mãos com frequência além de evitar o contato com o público vindo de áreas com casos confirmados da doença. “Além disso, é fundamental estar em dia com o calendário de vacinação, para se proteger de múltiplas infecções. Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a grande maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas, apesar dessa informação, não se pode diminuir a gravidade das complicações que esse vírus pode trazer, já que os sintomas são muito agressivos para o corpo.”, conclui Dr. Haroldo Marques Bezerra. 

Município emite decreto sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública

Com vistas para a educação preventiva e estímulo a hábitos de asseio e cuidados com o Coronavírus (Covid-19), o Município de Nova Esperança estabeleceu através de decreto as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional.

 A medida é preventiva e tem a finalidade de evitar o número acentuado de casos. Para isso fica recomendado:

- Que cada indivíduo adote as medidas de prevenção como: lavar as mãos com água e sabão frequentemente, fazer uso do álcool em gel, evitar levar as mãos aos olhos, boca e nariz, ao espirrar ou tossir cobrir a boca e nariz com lenço de papel e fazer o descarte correto no lixo, não compartilhar talheres e utensílios, manter ambientes limpos e arejados e evitar contato próximo com pessoas sintomáticas;

- Ao retornar de viagem ao exterior ou cidades com casos confirmados da doença o munícipe deve informar a repartição Epidemiológica através do telefone (44) 3252-1209, na sequência será iniciado um acompanhamento e orientações;

- Recomenda-se ainda suspensão de eventos públicos ou privados com aglomerações acima de 100 pessoas;

- Disponibilização de álcool em gel em repartições públicas e privadas para o uso de colaboradores e terceiros;

- Escolas e CMEIS seguirão recomendações de prevenção, orientação às crianças, insistência na higienização das mãos, uso de utensílio particular para água, entre outras;

- Pessoas com sintomas, devem preferencialmente agendar a consulta médica por telefone na sua UBS, evitando exposição e riscos a outras pessoas e fazer uso de máscara caso se dirija ao posto médico;


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.