A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Médico alerta para os cuidados com as doenças respiratórias


Por: Alex Fernandes França
Data: 21/06/2019
  • Compartilhar:
Com a chegada do inverno, que começa oficialmente nesta sexta-feira (21), os cuidados com a saúde respiratória que envolve a prevenção da gripe devem ser redobrados. 

A chegada do inverno, que se inicia oficialmente nesta sexta-feira (21) e prossegue até 23 de setembro, serve de alerta com relação aos principais cuidados que devem ser tomados. A reportagem esteve com o médico Dr. Cláudio Golemba que revela sua preocupação constante com relação às doenças de ordem respiratória. Ele conta que os casos de Gripes, resfriados, asmas (bronquites), rinites e pneumonias são bastante comuns mesmo no outono. 

O médico faz um alerta: “todos que  repetidamente tiverem tosse ou desconforto respiratório, principalmente se interferir nas atividades diárias como o sono, o esporte, as aulas, o trabalho, o lazer devem procurar atendimento médico e talvez até a ajuda de um pneumologista”, conta Golemba. Sobre os casos de asma, ele complementa: “se a pessoa é portadora do gene da Asma, ainda não existe cura. Mas há tratamentos modernos que ajudam a amenizar (ou até a abolir) os sintomas”.

Dr. Claudio ressalta também a importância da vacinação contra o vírus influenza. “Ele causa uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos. A vacina é extremamente segura, não causa gripes e previne casos sérios da doença. Não podemos esquecer que a doença gripe pode evoluir da pior forma possível, causando inclusive a morte do paciente.”, salienta.

O profissional orienta ainda para medidas que ajudem na proteção contra a gripe, como lavar e higienizar as mãos com frequência, alimentação saudável, ingerir bastante líquido, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa, evitar contato com pessoas que estejam com sintomas de gripe e manter a casa ou o local de trabalho arejados. Ao tossir ou espirrar as pessoas devem tampar o nariz e a boca para que as gotículas não se espalhem.   “No inverno ocorre maior números de casos de gripe e a vacina imuniza contra três vírus da doença, inclusive o H1N1”, complementa Dr. Claudio Golemba.

Também conhecida como influenza A ou gripe suína, o vírus H1N1 afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia na época. Após esse episódio, a campanha de vacinação no Brasil, que era apenas para idosos, teve seu público-alvo ampliado.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.