Cuidados com a pele no inverno: 7 dicas para manter a hidratação em dia
O inverno chega oficialmente no dia 21 de junho, mas as baixas temperaturas chegaram com certa antecedência em muitas cidades do Brasil. Nesse período, a pele precisa de uma atenção especial, já que a menor ingestão de água, comparada ao consumo nos dias de verão, assim como a tendência aos banhos mais quentes, acabam prejudicando tanto a pele do rosto, como a do corpo.
“Essa época do ano é a mais indicada para realização de procedimentos estéticos faciais pela baixa exposição ao sol. Além das práticas do dia a dia para melhorar a hidratação da pele, alguns cremes específicos e aplicações simples ajudam nessa hidratação”, explica a dermatologista Dra. Cláudia Sandri.
Entre as dicas que a médica deixa para esse cuidado diário estão:
• Tomar apenas um banho ao dia e evitar o uso de buchas. Elas aumentam o ressecamento da pele e podem piorar as dermatites. Preferir sabonetes líquidos, que tem o PH mais parecido com o da pele;
• Evitar lavar rosto ou corpo com água muito quente. Em qualquer época do ano, preferir água morna;
• Hidratar a pele do rosto todos os dias 2 vezes ao dia e, de preferência, imediatamente após a lavagem. Usar cremes apropriados para cada tipo de pele: seca, mista ou oleosa. Hidratar a pele do corpo pelo menos 1 vez ao dia. Atenção à limpeza das peles secas: evitar produtos muito agressivos que podem piorar o ressecamento. Lavar no máximo 2 vezes ao dia;
• Evitar esfoliações na pele mais do que 1 vez por semana. Evitar também o uso de tônicos, que tendem a aumentar o ressecamento. Para uma limpeza mais profunda, utilizar as Águas Micelares que limpam sem agredir a pele e que já possuem agentes hidratantes;
• Beber pelo menos 2 litros de água ao dia e ter uma dieta balanceada.
Além das medidas acima, a médica dermatologista também explica que os cremes de uso domiciliar podem ajudar na hidratação das peles mais secas. As peles mais oleosas tendem a produzir menos sebo nas épocas mais frias do ano, mas mesmo assim precisam de hidratação. Também é muito importante não esquecer de aplicar o protetor solar diariamente.
“Devemos ter um creme de uso específico para o corpo e outro mais apropriado para uso facial. Geralmente não indicamos que se use o mesmo creme para face e corpo. Os lábios também merecem cuidados especiais. A pele mais fina facilita o ressecamento. Use hidratantes específicos para essa região pelo menos 3 vezes ao dia. Caso haja descamação, evite puxar a pele que pode soltar quando os lábios racham”, acrescenta a dermatologista.
Alguns procedimentos dermatológicos também podem ajudar nessa época: lasers que retiram a camada de células mortas da superfície da pele, por exemplo, ajudam na renovação celular e aumentam a penetração dos cremes em casa. Os produtos chamados de Skinboosters também são sugeridos e são injetados em consultório dermatológico. Eles são compostos por ácido hialurônico que possui grande poder de retenção de água e ajudam a manter a saúde da pele nesse período.
Uma novidade que chegou recentemente ao Brasil é o Profhilo: composto por ácido hialurônico muito fluido. Ele tem a função de ativar as células produtoras de colágeno, hidratar e melhorar o viço da pele, além de estimular as células tronco do tecido subcutâneo.