“Covid-19 pode atacar vários órgãos do corpo humano”, alerta médico
“ A ação devastadora e arrasadora do novo Coronavírus tem preocupado por demais todos os profissionais de saúde e a população em geral”, frisou o médico Dr. Juarez de Oliveira
Durante este período de "home office" que eu tenho passado por estar incluído no grupo de risco pelo coronavírus, tenho estudado e acompanhado esta doença, desde que surgiu em Wuhan, na China, no ano passado, atingindo diversos países, até chegar ao Brasil. A princípio, a doença se apresentava, e ainda se apresenta, com a clínica de febre, tosse, dor de garganta e dispneia (falta de ar, nem sempre ), muito semelhante a uma gripe, resfriado, outras viroses, etc. Acontece que sendo a sua porta de entrada as vias respiratórias, o Covid-19 acaba se alojando principalmente nos pulmões, destruindo as suas células, reduzindo e muito a sua capacidade pulmonar, o que leva o paciente, em muitos casos, a ser intubado, ou seja, ventilação mecânica, internado em UTI ( Unidade de Terapia Intensiva) durante vários dias, podendo recuperar, ou não. A doença já provocou milhares de mortes no mundo e mais de um milhão de infectados. Atualmente no Brasil, temos mais de 12 mil mortos e cerca de 180 mil infectados. De acordo com a revista "Science", uma autêntica bíblia onde se publica as mais recentes descobertas sobre a medicina, inúmeros pesquisadores de todo o mundo vem alertando que o Covid-19 não ataca somente os pulmões, mas sim, provocando uma verdadeira septicemia no corpo humano, atingindo os mais diferentes órgãos como olhos, nariz, fígado, rins, cérebro, coração, vasos, sangue, intestinos e até os hormônios masculinos. Sua ação devastadora e arrasadora tem preocupado por demais todos os profissionais de saúde e a população em geral. Muitos pacientes são internados pela doença e, de repente, fazem embolia pulmonar ou cerebral (por coágulos de sangue), provocando até o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos pulmões, os micro trombos prejudicam ainda mais a chegada de sangue com o oxigênio para a sua troca com gás carbônico. Os alvéolos pulmonares se rompem, levando o paciente a morte. Em outros órgãos, como rins, fígado, cérebro, vasos, etc., os micro trombos podem provocar a falência desses órgãos pela má circulação sangüínea. No coração, poderemos ter até o infarto agudo do miocárdio (IAM). Nos vasos, provocam inflamações de suas paredes (como a Síndrome de Kawasaki, muito comum em crianças até cinco anos). Como se vê, falamos tanto em respirador neste momento. Claro que ele é crucial para a ventilação mecânica. Mas pode não ser o salvador por causa das inúmeras complicações do coronavírus. Há uma estimativa que 20% das pessoas acometidas pelo Covid-19 pode se agravar, sendo que 5% irão precisar de UTI, se agravando o quadro, ou não, a partir do 10º ao 12º dia, podendo levar ao quadro de insuficiência renal, 40 a 60% para hemodiálise. No fígado, as lesões hepáticas podem ser pelos micro trombos ou por drogas usadas no tratamento, como a cloroquina. Nos intestinos, o coronavírus penetra nas células intestinais, provocando diarreias.
Para os colegas médicos, estamos apenas alertando que muitas vezes, outros sinais e sintomas, podem ser de um paciente acometido pelo Covid-19, sem ser o clássico febre, tosse, dor de garganta e dispneia.
Quanto à comunidade, chamamos a atenção da gravidade da doença, de se proteger, higienizar, ficar em casa quem não tem necessidade de sair, usar máscara ao sair de casa (obrigatório). Se alguém precisar de alguma informação sobre o assunto, estou a disposição.