A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Vereador apresenta P.L. que estimula o cultivo plantas de combate a proliferação do Aedes Aegypti


Por: Alex Fernandes França
Data: 31/05/2019
  • Compartilhar:
Projeto de Lei 26/2019 de autoria do vereador Maurício Gaona (DEM) de Nova Esperança prevê campanha permanente de incentivo ao cultivo de Citronela e da Crotalária Juncea, plantas que atuam como repelente natural ao mosquito.

Foi dado entrada, na segunda-feira, 27 de maio, na Câmara Municipal de Nova Esperança, o Projeto de Lei Nº 26/2019 proposto pelo vereador Maurício Gaona que institui no município de Nova Esperança, campanha permanente de incentivo ao cultivo de Citronela e da Crotalária Juncea como método natural de combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da febre amarela, dengue, zika vírus e chikungunya. 

Segundo o vereador, que propôs o Projeto, “é importante ações desta natureza pois a manipulação destas plantas nas residências, comércios, indústrias e demais áreas públicas e privadas. Através dele o Poder Executivo que tem grande preocupação ambiental e o prefeito Moacir Olivatti, sensível à ações desta natureza, promoverá campanhas permanentes  de indicar os setores competentes no que couber, divulgando os benefícios e distribuindo à toda população sementes ou mudas de plantas Citronela e Crotalária, concomitantemente  às ações de visitas e mutirões de combate à Dengue. Precisamos nos unir, pois um mosquito não pode vencer uma cidade inteira”, pontuou Gaona. 

O baixo custo das sementes de Crotalária Juncea, em torno de R$19,00 o pacote com 10 mil sementes e a projeção de que o viveiro municipal possa já no próximo ano cultivar as próprias mudas, incluindo da Citronela, são apontados como grandes aliados nesta nobre ação. “A população será parte importante deste processo. Queremos nos unir para combater o mosquito, cuja picada tem levado centenas de pessoas aos Hospitais e Unidades Básicas de Saúde. O que estiver ao nosso alcance, faremos”, ressaltou o vereador.

A ideia já vem ganhando a adesão de empresários da cidade que se comprometeram a doar um lote de sementes para que o plantio seja realizado tão logo o projeto seja transformado em Lei. “Para isso conto com meus pares e que independentemente de ideologias políticas e partidárias, pensemos na população, como assim tem sido na atuação do legislativo municipal”, conclamou Maurício Gaona. 

O Projeto de Lei 26/2019 passará pelas Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento antes de ser posto para votação em plenário. Uma vez aprovado, irá para o Executivo Municipal que poderá sancionar ou vetar a Lei.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.