A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


IBGE promove a primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020


Por: Alex Fernandes França
Data: 20/09/2019
  • Compartilhar:

O Censo demográfico acontecerá entre 20 de agosto a 20 de outubro de 2020 em todo o país. Os dados coletados entre a população fornecerão informações para o planejamento público da próxima década.

Servidores Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram na quarta-feira (18) na Casa da Cultura de Nova Esperança uma importante reunião para levantamento e planejamento de trabalho do Censo demográfico 2020.  A reunião contou com a presença do Prefeito Moacir Olivatti, servidores, Presidente do legislativo municipal Dirceu Trevisan,  vereadores Brayam Pasquini,  Laércio Salvaterra e Nice Zacharias; Secretários municipais, lideranças religiosas e autoridades militares. 

No próximo ano o IBGE vai realizar o Censo Demográfico: um grande retrato da população brasileira e de suas características socioeconômicas que fornecerá informações para o planejamento público da próxima década.  Em todo o país serão visitados 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios.

         O Censo terá início em 01 de agosto de 2020. Até lá será realizado processo seletivo para contratação da equipe, treinamento e preparação para início do processo. O Coordenador de Área do IBGE Diogo Tuller Forlani explicou a sistemática que envolverá o Censo que acontecerá entre 20 de agosto a 20 de outubro de 2020. “Serão 26 recenseadores que farão as coletas dos dados da população. Esses dados são sigilosos e todos podem ficar despreocupados em fornecê-los”, explicou. Ao todo serão realizadas 03 reuniões de Planejamento e poderão ser acompanhada pela população, permitindo transparência e agregando esforços para facilitar o censo em aspectos como, por exemplo: fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local, auxílio na divulgação do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de mão de obra e montagem dos Postos de Coleta, oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território. “É importante a participação da sociedade local no processo de construção do conhecimento sobre si mesma e suas características”, finalizou Forlani.

Os recenseadores, identificados com colete, crachá e computador de mão, irão coletar as informações através de entrevista direta com perguntas listadas sob a forma de questionário a ser preenchido no computador de mão. Como em Censos anteriores, serão utilizados dois questionários: o da amostra, a ser aplicado em uma fração dos domicílios ocupados, e o questionário simplificado nos restantes.

A população de Nova Esperança estimada pelo IIBGE em 2018, apontou  27 821 habitantes, números que são contestados pelo Prefeito Moacir Olivatti. “Temos um total de 14 mil imóveis sendo destes 10500 residências. Acreditamos que temos mais de 30 mil moradores e os índices colhidos pela Prefeitura assim apontam. É preciso uma aferição precisa, pois a contagem da população é fundamental na hora de recebermos repasses dos governos estadual e federal”, avaliou.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.