A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Comitê Mulheres do Crea-PR amplia ações com Comitês Regionais


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 03/08/2020
  • Compartilhar:

Aproximadamente 100 profissionais de todo o Estado compõem o Comitê; qualquer profissional registrada no Conselho pode participar

Iniciado em 2017, o Comitê Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), tem como principal objetivo aumentar a participação das mulheres nas decisões do sistema Confea/Crea - que representa os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.  Atualmente, mais de 85 mil profissionais estão cadastrados no Crea-PR, destes, cerca de 15% são mulheres. No quadro de conselheiros titulares e suplentes, elas representam 10%. Além disso, muitas atuam como inspetoras ou em cargos de direção nas entidades de classe e instituições de ensino do Paraná. 

No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas reuniões em todas as regionais do Conselho – Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa – para articular o fortalecimento dos Comitês Regionais. 

“Os Comitês Regionais foram criados para auxiliar na busca pela representatividade do Crea-PR dentro dos conselhos locais, avaliar e sugerir ações conjuntas nas regionais; multiplicar projetos e ações de interesse feminino das engenharias, e contribuir com efetividade nos eventos do Conselho nas regionais”, afirma a coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, engenheira agrônoma Daniela Alves dos Santos. 

Em julho, as coordenadoras regionais do Comitê e conselheiras do Crea-PR participaram de uma reunião on-line para se conhecerem melhor e alinhar os focos de trabalho dos próximos meses. Foi definido que, inicialmente, o Comitê atuará em três frentes principais: 1) expandir o Comitê estadual para todas as regionais; 2) estimular lideranças no Conselho, nas entidades de classe e instituições de ensino, entre outros; e 3) formular políticas de valorização, formação, especialização e atualização profissional. 

“Em relação à ação número um, pretendemos elaborar um manual do Comitê Mulheres, para alinhamento de objetivos, metas, levantamento do número de profissionais e informações contextuais de cada regional, entre outras informações. Na ação dois, estamos planejando uma premiação para profissionais de destaque regional e estadual, valorizando a trajetória profissional das mulheres do nosso sistema. A terceira ação é um projeto que vamos elaborar, visando maior aproximação com a Mútua, para conseguir linhas de auxílio financeiro para as profissionais que queiram empreender, solicitando prazos maiores e juros baixos”, explica a coordenadora do Comitê Mulheres.  

A coordenadora do Comitê na Regional Maringá do Crea-PR é a Engenheira Civil, Keila Regina Uezi, que se sente honrada por ter sido eleita como coordenadora local. “Essa regionalização possibilita a efetiva participação de profissionais mulheres que tenham motivação alinhada aos objetivos do comitê, como a busca de maior representatividade, valorização e igualdade de oportunidades. Além de possibilitar a ampliação das ações para todas as profissionais ou acadêmicas de Maringá, Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí”, ressalta. 

Ela ainda complementa que a Regional Maringá, assim como as demais regionais, estará sempre em alinhamento às diretrizes e prazos do Comitê estadual. Quanto aos próximos passos, a Engenheira Civil destaca que serão a realização de reuniões entre a coordenadora, coordenadora adjunta e representante da regional, para planejar as atividades. “Dentre as ações iniciais a serem realizadas regionalmente, entendo ser necessária uma que busque a divulgação do Comitê Mulheres, trazendo esclarecimentos dos seus objetivos e metas, visando a ampliação de profissionais e acadêmicas inscritas”, finaliza. 

As profissionais registradas no Crea-PR que têm interesse em participar do Comitê Mulheres, por meio das regionais, podem inscrever-se no link: forms.gle/bfEf3gxeCrVq9k7Y6. Confira quem são as representantes dos Comitês Regionais:

APUCARANA 
Coordenadora - Engenheira Química e de Segurança do Trabalho, Karla Kazumi Narita
Coordenadora Adjunta - Engenheira Agrônoma, Eliane Bitencourt Santos 
Representante - Engenheira Civil, Silvana de Souza

CASCAVEL
Coordenadora – Engenheira Civil, Célia Neto Pereira da Rosa
Coordenadora Adjunta - Engenheira de Pesca, Maria do Carmo Gominho Rosa
Representante - Técnica em Segurança do Trabalho, Cláudia Loureiro Fockink

CURITIBA
Coordenadora - Engenheira Cartógrafa, Joceli de Andrade Bogusz
Coordenadora Adjunta - Engenheira Cartógrafa, Ágata Branco Santos
Representante - Engenheira Agrônoma, Ellen Karine de Medeiros Buso

GUARAPUAVA
Coordenadora - Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, Andressa Haiduk
Coordenadora Adjunta - Engenheira Civil, Liliane Claudino Ferreira
Representante - Engenheira Agrônoma, Eliza Gralak

LONDRINA
Coordenadora - Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho, Fabiana Endo
Coordenadora Adjunta - Engenheira Civil, Stefany Mahara da Silva
Representante - Engenheira Agrônoma, Lorian Voigt Gair

MARINGÁ
Coordenadora - Engenheira Civil, Keila Regina Uezi
Coordenadora Adjunta - Engenheira Civil, Gabrielli Milani
Representante - Engenheira Agrônoma, Patricia Rosin Carnelossi 

PATO BRANCO
Coordenadora - Engenheira Agrônoma, Marlene de Lurdes Ferronato 
Coordenadora Adjunta – Engenheira Civil, Adernanda Paula dos Santos 
Representante - Engenheira Civil, Karlize Posanske da Silva 

PONTA GROSSA 
Coordenadora - Engenheira Civil, Gabriela Mazureki C Bahniuk 
Coordenadora Adjunta - Engenheira Civil, Ane Cristine Sokolowski 
Representante - Engenheira Agrônoma, Paula Carolina de Mattos

Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.