Integração e conhecimento: Tiro de Guerra em Nova Esperança celebra o Dia do Soldado com atividades educativas
Eventos nos Centros Educacionais e Visitação ao Tiro de Guerra aproximam crianças e jovens do universo militar, desmistificando conceitos e fortalecendo laços com a comunidade.
Nos dia 23, 24 e 25 de agosto de 2023, o Tiro de Guerra 05-016 de Nova Esperança-, realizou apresentações nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI, Jorge Valêncio da Silva e Comecinho de Vida, e recebeu a visita do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Presidente Castelo Branco e a Visita da Escola Estadual Cônego Francisco Pelegrina Xavier Lopes, voltadas a comemoração ao Dia do Soldado.
As atividades tinham por objetivo comemorar o Dia do Soldado na guarnição de Nova Esperança, apresentar o Patrono do Exército Brasileiro Luis Alves de Lima e Silva “Duque de Caxias” e aproximar as crianças e jovens do Exército Brasileiro, explanando sobre as atividades desenvolvidas e desmitificando alguns tabus.
As apresentações nos CMEIs, serviram para explicar as crianças um pouco sobre a missão do Soldado, apresentar alguns materiais individuais e mostrar um pouco sobre o Exército Brasileiro.
Contudo, nas visitas recebidas nas instalações do Tiro de Guerra, as atividades tiveram uma desenvoltura um pouco mais extensa, onde os jovens fizeram o hasteamento da Bandeira Nacional, assistiram um video institucional em homenagem ao dia do Soldado, tiveram uma rápida palestra sobre hierarquia e disciplina, após, passaram por algumas atividades, destacando a visita às instalações, observação e teste de abrigos improvisados, camuflagem individual e a pista de cordas, todas as atividades foram acompanhadas pelos professores das escolas e pelos Monitores e Atiradores do Tiro de Guerra, sob a coordenação do Chefe da Instrução o 1º Sgt Luciano Almeida de Sousa.
Os integrantes do Tiro de Guerra agradecem aos mais de trezentos alunos atendidos na semana do Soldado, aos diretores das instituições e as equipes pedagógicas, por darem esta oportunidade de o Exército Brasileiro capilarizar na sociedade.