A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Manual do Combate à Desinformação nas Eleições de 2024


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 10/09/2024
  • Compartilhar:
Foto: Divulgação

 

Introdução

Para ajudar a identificar conteúdos falsos ou fora do contexto nas Eleições 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) criou este Manual de Combate à Desinformação com uma linguagem simples e acessível. Na primeira parte, você vai encontrar 10 dicas de como reconhecer conteúdos criados para enganar ou confundir as pessoas na segunda parte, vai entender como são feitas as manipulações em vídeos, áudios e fotografias. seja uma cidadã ou cidadão consciente! Não espalhe desinformação.

Eleições 2024 – No Caminho da Paz

1. Verifique de onde vem a Informação

Sempre que receber uma notícia ou informação sobre as eleições, especialmente no WhatsApp, Telegram, Facebook, Instagram ou outras redes sociais, preste atenção de onde ela veio. Na dúvida, não compartilhe!

2. Desconfie de Informações Sensacionalistas

Informações que parecem sensacionais, escandalosas ou que causam muita revolta podem ser falsas. Muitas informações falsas tentam mexer com as suas emoções, como medo, raiva ou tristeza, para influenciar seu voto. Tenha cuidado e analise a mensagem com calma.

3. Checagem de Fatos é Fundamental

Utilize serviços de checagem de fatos para confirmar se uma notícia ou informação é verdadeira. Muitos sites e agências se dedicam a checar e desmentir informações falsas, como o:

• Gralha Confere (gralhaconfere.tre-pr.jus.br)

• AFP (checamos.afp.com)

• Aos Fatos (www.aosfatos.org)

• Comprova (projetocomprova.com.br)

• E-Farsas (www.e-farsas.com)

• Estadão Verifica (estadao.com.br/estadao-verifica)

• Fato ou Fake (g1.globo.com/fato-ou-fake)

• Lupa (lupa.uol.com.br)

• UOL Confere (noticias.uol.com.br/confere)

4. Identifique o Uso de Inteligência Artificial (IA)

Você sabe o que é IA? São vídeos, áudios e imagens criados ou alterados por programas de computador.

5. Cuidado com Deepfakes

Deepfakes são vídeos, áudios e imagens manipulados por IA para parecerem reais, mas não são. Fique atento a materiais que parecem distorcidos ou fora do comum, especialmente se retratam figuras públicas fazendo ou dizendo coisas muito diferentes do que costumam dizer. Os programas de computador podem colocar o rosto de uma pessoa no corpo de outra ou criar gravações de voz que imitam alguém perfeitamente.

Lembre-se: deepfakes foram proibidas pelo TSE!

6. Não Confie Apenas na Aparência

As tecnologias de IA estão cada vez mais sofisticadas e podem criar conteúdos que parecem extremamente reais. Não confie apenas na aparência de um vídeo ou imagem; verifique a fonte e a autenticidade antes de acreditar e compartilhar.

7. Evite Compartilhar Sem Verificar

Antes de compartilhar qualquer conteúdo, seja cuidadoso. Se você não tem certeza de que a informação é verdadeira, é melhor não compartilhar. Compartilhar desinformação, mesmo sem querer, pode prejudicar as eleições e confundir outras pessoas.

8. Informe-se Sobre as Regras Eleitorais

Está na dúvida se algum conteúdo é ou não permitido pela Justiça Eleitoral? Procure o site oficial do TSE (www.tse.jus.br) ou do TRE-PR (www.tre-pr.jus.br).

9. Alerte sobre Conteúdos Suspeitos

Se você encontrar conteúdos suspeitos ou que parecem ser deepfakes, encaminhe para o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) do TSE

pelo endereço (www.tse.jus.br/eleicoes/sistema-de-alertas). Sua colaboração é essencial para combater a desinformação e garantir eleições justas.

10. Promova a Paz nas Eleições

Ao falar sobre política, respeite a opinião dos outros, em especial nas redes sociais. Promover um ambiente de paz e diálogo é essencial para garantir eleições justas e sem violência. Não compartilhe conteúdos que estimulem o ódio ou a violência.

COMO IDENTIFICAR DEEPFAKE SEM VIDEOS

1.   Expressões Faciais e Movimentos

Fique atento a expressões faciais que parecem diferentes do que está sendo dito ou movimentos que parecem rígidos ou estranhos. Preste atenção em pequenos movimentos, como piscadas ou expressões faciais.

2. Sincronia entre Áudio e Boca

Verifique se os movimentos da boca da pessoa no vídeo acompanham o áudio. Erros de sincronização podem ser um sinal de manipulação.

3. Iluminação Estranha

Preste atenção na iluminação do rosto e no fundo do vídeo. Veja se as sombras estão no lugar correto conforme a iluminação do ambiente.

4. Olhos Sem Vida ou Que Não Piscam

Olhos que parecem fixos, que não piscam ou piscam menos do que o normal podem ser um sinal de manipulação digital. A IA muitas vezes tem dificuldade em replicar o movimento natural dos olhos.

COMO IDENTIFICAR DEEPFAKES EM ÁUDIOS

1. Entonação e Ritmo Incomuns

Ouça atentamente a entonação, ritmo e pausas na fala. Áudios falsificados podem soar mecanicamente perfeitos ou, ao contrário, apresentar entonação inconsistente ou pausas em momentos estranhos.

2.Mudanças de Tom ou Qualidade

Se notar variações estranhas no tom ou na qualidade do áudio, isso pode indicar que diferentes gravações foram unidas ou que o áudio foi gerado artificialmente. Fique atento!

COMO IDENTIFICAR DEEPFAKES EM IMAGENS

1.   Detalhes Inconsistentes

Examine detalhes como orelhas, mãos e até mesmo o fundo da imagem. Deepfakes podem apresentar assimetrias ou inconsistências nesses elementos em razão da falta de dados de qualidade usados em seu treinamento.

2.   Olhos ou Dentes Distintos

Observe os olhos e os dentes na imagem. Deepfakes podem mostrar olhos que não refletem a luz corretamente ou dentes que parecem desfocados ou mal definidos.

EXPEDIENTE

Responsáveis:

Núcleo Interinstitucional de Apoio e Aprimoramento da Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral do Paraná - Gralha Confere (NIAA) Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Curitiba / Agosto de 2024

Redação: Doutor João Victor Archegas

Diagramação: Pedro Irineu Bosquilia Navarro / ASCV TRE-PR

Secretaria de Comunicação e Multimídia (TRE-PR)


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.