A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Presidente da Câmara pede que jovens exerçam cidadania, tirem o título e participem das eleições deste ano


Por: Alex Fernandes França
Data: 07/04/2022
  • Compartilhar:

“Os jovens precisam se envolver nos destinos de seu país, por isso exercer a cidadania por meio do voto é fundamental”, ressalta Brayan Pasquini. Jovem que completar 16 anos até a data da próxima eleição poderá votar. Eleitor deve se alistar pelo sistema TítuloNet até o dia 4 de maio de 2022, data do fechamento do cadastro eleitoral.

Com informações do TSE

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral. 

O Presidente da Câmara Municipal de Nova Esperança, Brayan Pasquini, em visita ao Jornal Noroeste, na manhã de quinta-feira (07) ressaltou a importância da participação dos jovens não somente na política, mas também nas eleições, exercendo, por meio do voto, sua cidadania. “Os jovens precisam se envolver nos destinos da sua cidade, estado e nação. Tirar o título e ir votar, é um passo importantíssimo. O primeiro voto é o momento no qual jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. É também um importante primeiro passo para assumirem lideranças e ocuparem espaços na vida política da sociedade.”, frisou Pasquini.

O Brasil ganhou no mês de março mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos. Os dados, que foram apresentados na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de terça-feira (5) pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, retratam um aumento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens brasileiros.

Em março, entre os dias 14 e 18, o Tribunal realizou a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que buscou conscientizar as pessoas que ainda não completaram a maioridade sobre a importância do primeiro voto. E o incentivo funcionou: somente em dois dias, por exemplo, em 24 e 25 de março, foram emitidos mais de 90 mil novos títulos para o eleitorado jovem.

Entre a juventude, a procura pelo primeiro título foi maior na faixa etária de eleitores com 17 anos: foram 158.947 novos documentos concedidos em março.

“Esse é um chamamento ao exercício da cidadania. Desta forma os jovens podem e devem decidir as eleições deste e dos próximos anos”, frisou o Presidente da Câmara de Nova Esperança,   Brayan Pasquini

Campanha “Bora Votar!"

Desde o início de setembro, a Justiça Eleitoral promove a campanha "Bora Votar!", que incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.