Polícia Militar Ambiental desencadeia operação asas livres na região noroeste do estado
Nesta segunda-feira (03/02), a 3ª Companhia Ambiental Força Verde desencadeou a Operação Asas Livres, nos municípios de Santo Inácio, Santa Inês, Jardim Olinda, Paranapoema, Inajá, Santo Antônio do Caiuá, Colorado e Xambrê.
A operação teve como objetivo a preservação da fauna silvestre, por meio da fiscalização de criadores cadastrados que fazem uso desta prerrogativa para fazer a captura, movimentação e comercialização de aves nativas de forma irregular
A operação contou com 25 policiais que fiscalizaram 44 locais, sendo adotadas as medidas criminais e administrativas pertinentes em cada situação.
Além da fiscalização dos criadores com cadastros, foi verificado em uma residência no município de Santo Inácio, a criação de cinco papagaios-verdadeiro sem autorização do órgão ambiental e em condições inadequadas. O proprietário da residência foi autuado e as aves recolhidas e destinadas para os devidos cuidados.
Após a fiscalização, as aves apreendidas foram avaliadas por um profissional e as que apresentavam características silvestres foram reintroduzidas ao seu habitat natural.
RESULTADOS
07 termos circunstanciados de infração penal;
08 pessoas autuadas;
10 autos de infração ambiental, totalizando R$ 66.500,00;
11 pessoas notificadas para regularização do plantel e cadastro de criador;
60 pessoas abordadas;
39 aves apreendidas;