A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Polícia alerta o crescimento do golpe conhecido por “estelionato sentimental”


Por: Alex Fernandes França
Data: 04/10/2019
  • Compartilhar:

O estelionato sentimental, também conhecido por golpe do falso  romance tem feito aumentar a cada dia o número de vítimas. A maioria das vítimas é de mulheres que se tornam presas fáceis dos marginais que se passam por homens à procura de “relacionamento sério”.

Com o avanço da tecnologia e a facilitação do contato entre pessoas próximas ou distantes, uma nova modalidade de golpe tem levado várias mulheres a declararem ter sido vítimas de estelionatários que, se aproveitando de uma eventual carência ou fragilidade emocional, acabam extorquindo quantias exorbitantes das vítimas. 

Segundo o delegado Dr. Vagner dos Santos Malaquia, “o golpe do falso romance acontece quando as vítimas, via de regra mulheres solteiras ou divorciadas são seduzidas em redes sociais por propostas amorosas e acabam fornecendo informações pessoais e remessas de dinheiro ao golpista que se passa por alguém interessado em manter um relacionamento sério. Os bandidos se aproveitam das fragilidades das vítimas”, salientou. A boa fé e inocência das vítimas que acabam publicando seus dados pessoais em redes sociais acabam facilitando a vida dos criminosos.  “Os golpes virtuais românticos modernos são crimes organizados e premeditados que roubam milhares de reais de pessoas solitárias e vulneráveis pelo mundo afora, através da internet”, explicou o delegado.

Ano passado em Nova Esperança houve um caso em que uma senhora que foi vítima de alguns golpes, a princípio aplicados por meio de contatos de Facebook com uma abordagem sentimental, onde ela enviara vultosa quantia com a promessa de que seu “namorado residente nos Estados Unidos” viesse a morar com ela na cidade. Dinheiro enviado, o bandido sumiu e o contato cessou. Existe outra modalidade preocupante em que vítimas de furtos e roubos de veículos, que divulgam o desaparecimento de seus bens na obtenção de terem a ajuda de alguém e passado algum tempo recebem uma ligação de um estelionatário informando o possível resgate do bem, dizendo que está com o veículo e que através de um depósito de cerca de três a quatro mil reais seria realizada a devolução, quando na verdade, essa informação o estelionatário obteve nas redes sociais, ou seja, a própria vítima forneceu os dados. “O número de vítimas que comparecem à delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência pode não expressar a realidade, haja vista que muitos ressentem da vergonha de terem caído nos mais diversos golpes. Os estelionatários virtuais ficam sentados em segurança diante de seus computadores em lugares distantes procurando suas presas nas redes sociais e raramente são pegos. As pessoas normalmente saem com prejuízos financeiros enormes e profundas feridas emocionais”, finalizou o delegado.

Recentemente a polícia russa prendeu dois homens que se passavam por garotas jovens e atraentes que roubavam o coração de homens em Moscou e faziam com que eles enviassem grandes quantias de dinheiro. Os cibercriminosos devem ter obtido por volta de 1 milhão de rublos (por volta de US$ 16,5 mil) com o golpe. Situação semelhante vem acontecendo com frequência  em Nova Esperança, onde a maioria das vítimas desta modalidade de golpe são mulheres que se deixaram levar pela ilusão de um amor perfeito e acabam sendo extorquidas em vultosas quantias. A fragilidade emocional das vítimas é o terreno fértil para a ação dos criminosos.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.