A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Operação contra crime organizado cumpre mandados em Nova Esperança, Alto Paraná e outros municípios da região


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 27/09/2019
  • Compartilhar:

A 22ª Delegacia Regional de Alto Paraná deflagrou, na quarta-feira (25) a Operação “Tríbus”. A ação tem o objetivo de desmantelar o crime organizado, que agia por meio de três células criminosas na cidade de Alto Paraná, e se estendia pelos municípios de São João do Caiuá, Paranavaí, Nova Esperança, Paranacity, Inajá, Marilena, Cruzeiro do Oeste, Guaíra, Dois Vizinhos e Pedreiras/SP. De acordo com a  Polícia Civil, 35 pessoas foram presas na ação. Outros 20 presos já estavam detidos em cadeias e unidades penitenciária. outros dois suspeitos  foram presos em flagrante por tráfico de drogas durante buscas nas residências.

Segundo a Polícia Civil, as investigações revelaram que o grupo criminoso vinha agindo na região em crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos.

A operação contou com a participação de 120 policiais, que cumpriram mais de 100 cem mandados judiciais, sendo 61 de prisão e ou apreensão de adolescentes e 51 de busca domiciliar.

Ainda conforme a Polícia, durante as investigações, que duraram cerca de 10 meses, foram ouvidas pessoas, realizadas diligências de campo, análises periciais e outras medidas de inteligência, que levaram a provas e indícios suficientes para demonstrar a autoria e materialidade dos crimes investigados em várias comarcas.

A investigação apurou que os líderes dos grupos criminosos, agiam de dentro da cadeia e aliciavam pessoas, principalmente adolescentes, para comercializarem drogas e realizarem furtos e roubos de motocicletas e carros na região. Os veículos eram trocados por entorpecentes em cidades próximas à fronteira e em cidades paraguaias. No decorrer do Inquérito Policial, ainda foram identificados os crimes de porte de arma de fogo, receptação e homicídios qualificados.

      Também foi apreendido um veículo e dezenas de celulares. Os aparelhos devem ser periciados pela Polícia Civil de Alto Paraná.

Participaram da operação policiais civis das Subdivisões de Paranavaí, Maringá, Londrina, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Arapongas e Umuarama. A operação também contou com o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil (GOA) , Policiais do Departamento de Narcóticos (DENARC) e Canil da Polícia Civil, bem como agentes da Divisão de Combate ao Crime Organizado (DCCO). A ação policial contou ainda com a colaboração da Polícia Militar com atuação nas comarcas de Alto Paraná e Nova Londrina.

Desmembramentos iniciais da investigação já tiveram prisões e apreensão de grande quantidade de droga

No mês de março deste ano, as polícias militar e civil prenderam duas pessoas e apreenderam um adolescente em Alto Paraná, que transportavam, em um veículo, quase onze quilos de maconha adquiridos na cidade de Marilena, os quais seriam distribuídos em Alto Paraná e região. O carro apreendido, após autorização do Poder Judiciário, está sendo utilizado pela Polícia civil em trabalhos investigativos.

Os presos vão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, furto qualificado, roubo majorado e homicídio. Todos foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Alto Paraná.

O nome da operação “Tríbus” (em Latim, conjunto de três elementos) é uma referência às três entidades criminosas que foram descobertas durante as investigações da Polícia Civil. Fonte:  https://paranavai.portaldacidade.com


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.