A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Projeto de Anibelli Neto (MDB) homenageia sericicultores paranaenses com data oficial


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 05/08/2025
  • Compartilhar:
Foto: Divulgação

Reconhecendo a importância dos produtores de seda para o Estado, tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 550/2025, que institui o Dia Estadual dos Sericicultores do Paraná, a ser comemorado anualmente em 11 de agosto. A proposta é de autoria do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, com coautoria dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Dr. Leônidas (CDN).

A data remete ao primeiro Encontro Estadual de Sericicultores, realizado em 1983, no município de Nova Esperança, reconhecido como a Capital Nacional da Seda. A proposta tem como objetivo valorizar o trabalho dos sericicultores e fortalecer a cadeia produtiva da seda no estado.

De acordo com a proposta, o Dia Estadual poderá ser marcado por atividades comemorativas, eventos técnicos, ações de integração entre os produtores e medidas de incentivo à inovação e à qualificação da produção. A organização dessas ações ficará sob responsabilidade da Câmara Técnica do Complexo da Seda do Paraná, em parceria com associações de produtores.

Na justificativa do projeto, os autores destacam a importância da sericicultura para a economia e o desenvolvimento rural sustentável do estado. O Paraná é líder na produção nacional de seda, respondendo por 86% da produção brasileira, com destaque para o protagonismo da agricultura familiar e da participação feminina na atividade.

Somente em 2024, foram plantadas amoreiras em 2.460 hectares no estado, resultando em 1,35 mil toneladas de casulos e um Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 44,4 milhões, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral). Nova Esperança liderou a produção com 138,8 toneladas de casulos e um VBP de R$ 4,1 milhões.

Atualmente, 153 dos 399 municípios paranaenses fazem parte da Rota da Sericicultura e mantêm atividades relacionadas à produção de seda. O fio paranaense é exportado para mercados exigentes como França, Itália, Japão, Índia e China.

“A proposta é uma forma de reconhecer o valor histórico, social e econômico da sericicultura no Paraná, homenageando homens e mulheres que, com dedicação, fortalecem esse setor que é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou o deputado Anibelli Neto.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, será apreciado pelas demais comissões permanentes da Assembleia Legislativa.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.