A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 13/04/2023
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Por que acontecem tantos ataques em escolas no Brasil? Por qual motivo essas tragédias estão se tornando mais frequentes nos últimos anos?

As estatísticas mostram, com poucas variações, que 2022 e início de 2023, a quantidade de ataques as escolas brasileiras foi maior do que a registrada nas duas décadas anteriores.

Nós que acostumamos com esse tipo de notícia vinda dos Estados Unidos onde tais fatos acontecem com trivialidade, observamos que em outros países, não somente no Brasil, tais comportamentos também vem se alastrando.  Desculpem, mas a verdade deve ser dita e não devemos fugir do óbvio. É muito claro a influência do neofascismo, do bolsonarismo com os seus discursos de ódio tão panfletados por todos os cantos do país, armar a população, não acreditar na ciência e nem nas vacinas, a misoginia, racismo, homofobia, feminicídio, criança indo armada para a escola, redes sociais, etc. Aliás, “Bolsonaro é o garoto-propaganda do ódio.” Recentemente, em Belo Horizonte, a vereadora Flávia Borja (PP), na Tribuna da Câmara disse: “que pessoas trans não são bem-vindas”. Deputada federal bolsonarista, catarinense, Júlia Zanata (PL) pregando andar armado com uma metralhadora em punho, trazendo na camiseta os dizeres (venha e faça isso) e uma mão com quatro dedos e três furos, simbolizando o presidente Lula.  Bolsonaro, com uma metralhadora em punho disse no Acre várias vezes: “vamos fuzilar a petralhada e enviá-los à Venezuela”. Pior ainda, são os risos e os aplausos que acompanham as falas daquele medíocre ex presidente. Pastores evangélicos fazendo lavagem cerebral nos mais incautos afirmando que “Bolsonaro era o Messias enviado por Jesus” e que Lula iria transformar o país no comunismo e as escolas a terem somente um banheiro para meninos e meninas”. Absurdo, absurdo! As milhares de fake news também estariam incluídas neste contexto.

Eu levantei apenas algumas questões, mas o suficiente, mostrando que é impossível não associar todos esses fatos das escolas, creches, shoppings, etc.,   a cultura do ódio, da violência, da divisão que assolou o nosso país nos últimos 4 anos, instalada pelo presidente anterior. As tragédias da creche de Blumenau e de outras escolas “devem ser lembradas como mais um alerta para os perigos da disseminação do discurso de ódio e da intolerância”. Muitos desses fatos já aconteciam, mas não com a frequência e agressividade de agora, a ponto de tais agressões serem convocadas por redes sociais. Pode uma coisa desta? Veja a taxa atual de feminicídio no Brasil. É de arrepiar!

E agora, o que fazer? Será que monitorar com rigor as redes sociais de fazerem convocações para fins maléficos seria importante? Que tal um canal de denúncias contra ataques as escolas e creches? Que tal depor todas as armas e não as empunhar como quer a deputada federal catarinense, bolsonarista, Júlia Zanatta (PL)?  Que tal a colocação de detectores de metais nos portões ou entradas nas escolas, creches seria importante? E as patrulhas policiais nas escolas?  Punir com mais severidade e mais rápido os infratores de crimes desta natureza? Evitar de ficar dando notoriedade e visibilidade ao agressor? Tenho a convicção que tais atitudes vão amenizar muito e melhorar a segurança, diminuir o sofrimento das famílias brasileiras que hoje, muito preocupadas, mandam os seus filhos para as creches, escolas enquanto vão trabalhar. “Escola é lugar de crescer, errar, aprender, encontrar, mas nunca de morrer.” Chegamos no absurdo, no horror, no que não poderia sequer ter imaginado, no que não poderia nunca ter a menor chance de ocorrer. -

Coisas do Cotidiano

·        Pesquisa Ipec divulgada nesta terça feira,11/4, diz: governo Lula é aprovado em 39% (ótimo/bom), 30% (regular) e reprovado em 26%

·        Jornalista Miriam Leitão defende a prisão de Bolsonaro e Trump. Em sua coluna no jornal o Globo, a jornalista Miriam Leitão afirmou que Bolsonaro e Trump devem ser punidos, no Brasil e nos Estados Unidos por atentarem contra a democracia. “Mentir para os dois é tão fácil como respirar”, afirmou a jornalista.  

·        Bacalhau, um prato tradicional da Páscoa e qualquer dia. É um tipo de peixe que vive a 200 metros de profundidade em águas geladas do Oceano Atlântico (o tipo gadus morhua) e no Oceano Pacífico (o tipo gadus macrocephalus).  Pode ter 1,5m de comprimento podendo chegar a 90 kgs. O hábito de comer bacalhau no Brasil chegou com a coroa portuguesa, no século 19. É um tipo de peixe carnívoro que vive em cardume, come camarões e outros crustáceos. É um peixe muito rico em vitaminas A, E, B6 e B12 e os sais minerais fósforo, cálcio, magnésio e ômega 3, baixo teor de gordura, rico em proteínas. O sal que tem fortes propriedades antibacterianas é usado para salgar o peixe permitindo o seu armazenamento por longos períodos, mesmo em temperatura mais quente. Os maiores produtores mundiais de  bacalhau são a Noruega, Islândia, Portugal, Espanha, Itália, França e Canadá.

·        Acredite se quiser: professor “apoiou” ataque 0a creche em Blumenau. Em vídeo gravado por um professor da Escola Estadual de Georg Keller, de Joinville (SC), disse em sala de aula que “se fosse ele entraria com dois facões, um em cada mão, passaria correndo e acertando uns 10, 15... e pá”. “Se fosse eu, mataria mais que quatro pois a população está muito grande. Uma aluna disse ao professor que andava triste e ele sugeriu que “aluna retirasse a própria vida para poupar oxigênio”. A lentidão da Secretaria de Estado da Educação (SED) em tomar providência, obrigou a Polícia Civil daquele Estado a instaurar um inquérito e, por ordem Judicial, o professor foi afastado, proibido de aproximar de alunos e terá que usar tornozeleira eletrônica! Excelente conduta das autoridades!

·        Gostei do governador Ronaldo Caiado, de Goiás, que mandou deter os pais do adolescente que esfaqueou três estudantes em uma escola, naquele Estado. Caiado disse que ele não tem poder jurídico mas o momento no país exige ação e maior atitude dos pais. O governador disse que quer saber até aonde vai a negligência dos país nesses casos.

·         Newsletter (Boletim de Notícias). 1) para que serve bredo? Também conhecido como amaranto ou caruru (parece com espinafre), é uma planta rica em nutrientes, preparado com molho de coco e acompanha os pratos tradicionais da Semana Santa como bacalhau, peixe frito, camarões, em Pernambuco. 2) O que é a bronquiolite? É uma infecção viral (vírus sincicial respiratório/VSR) que ataca os bronquíolos pulmonares de crianças, geralmente de 0 até 4 anos. O quadro inicial é semelhante a um resfriado. É mais frequente no outono e inverno.3) O primeiro ministro japonês, Fumio Kishida, convidou o presidente Lula para participar da cúpula do G7, grupo que reúne as maiores economias do mundo, em maio próximo.

·        Cacau e chocolate: tudo a ver. O cacau, nativo da Floresta Amazônica, fruto do cacaueiro, muito apreciado por sua polpa adocicada e por sua semente, a qual é utilizada para a fabricação de chocolate.  O cacau também é muito benéfico para a nossa saúde, apresentando propriedade anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora. O maior produtor de cacau do mundo é a Costa do Marfim, na África, enquanto que o Brasil ocupa o 7º lugar.

·        Você sabia que chocolate é rico em: combinação de leite, açúcar, gordura, glicose, sal, estabilizantes de ácidos graxos, conservantes, etc., e engorda?  Quando ingerimos chocolate demais engordamos.  Para que você tenha uma ideia, para eliminar os efeitos de 100grs de chocolate, você precisaria: andar por 90 minutos, ou nadar por 60 minutos, ou correr por 60 minutos, ou praticar hidromassagem por 70 minutos, ou praticar sexo por 75 minutos. Será que vale a pena engordar?

Entrelinhas

***Feliz Aniversário para Yara Bonadio (14/4), Lígia Tory-Stúdio Hair (16/4), Enfermeira Flávia Maria Neves Torre (19/4), Janaína Zini (21/4). Saúde, alegrias e muitas felicidades. ***Aumenta a procura de vacinas da Gripe e Covid nos postos. ***Escola de Samba Portela comemorando 100 de existência.***Vândalos, desocupados,  nas redes sociais, pregando  o medo e provocando pânico marcando data para invadir escolas. Ministro Dino sobe o tom e defende até suspender rede que não remover postagens de ataques. *** “Vice-governadora de Santa Catarina contrata cozinheira com salário de R$21 mil.” ***Xuxa chama Dai Lama de “nojento” após pedir a um menino que chupasse a sua língua. Dalai Lama é um líder espiritual do budismo no Tibete. ***Governo vai acabar com a isenção de importação de encomendas de até US$50. ***Exagerou no chocolate? Veja algumas dicas para lidar com as espinhas: usar sabonete contra a oleosidade da pele, aplicar creme ou gel apropriado para o seu tipo de pele e evitar mexer no local de erupção. ***Efeitos do envelhecimento ficam mais evidentes na saúde após os 60 anos, diz estudo. *** “Eu perdi mais de 9 mil tiros livres em minha carreira. Eu perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes eu tive a bola do jogo e perdi. Eu falhei uma e outra vez em minha vida. E é por isso que eu consegui” – Michael Jordan, empresário, ex jogador de basquete americano do Chicago Bulls, camisa 23, um dos melhores esportistas de todos os tempos. -

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.