A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 07/10/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Ministro da Economia, Paulo Guedes, quer vender as praias do Brasil para os ricos, mostrando o devido lugar do pobre

Ao falar da economia brasileira, antes das eleições, numa entrevista no dia 28 de setembro último,  Paulo Guedes sugeriu “vender praias brasileiras porque, segundo ele, as praias são espaços públicos não são bem geridos pelo governo.” Depois de ser o responsável por milhares de mortes na pandemia e elevar o número de famintos a mais de 30 milhões, o governo federal, através de seu ministro, quer acabar com a única das diversões de pobres nas férias escolares que restou da democracia: “curtir praias”. Com a venda das praias, o ministro mostra que também as praias não são lugares de pobres, mas sim de rico, pois a ideia dele é vender nossas praias para os ricos do Brasil e do estrangeiro pela média R$ 1 bilhão de reais. Paulo Guedes é o mesmo um ministro “cara de pau” que colocou o pobre a trabalhar até os 80 anos ou mais, pelo menos, para depois se aposentar. É o mesmo cara que diz que filho de pobre não precisa de financiamento para entrar na faculdade. É o mesmo cara que diz que empregada doméstica não precisa viajar à Disney. E o mesmo cara que criticou o aumento da expectativa de vida da população brasileira. É o mesmo cara que criticou os pobres por não fazerem poupança. Como que pobre vai fazer poupança?  Pelo amor de Deus!  Mal informado, Paulo Guedes esquece que segundo a Constituição Federal, as praias são bens da União e não podem ser vendidas. São consideradas bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado sempre, livre acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido. Portanto, as praias brasileiras são de todos os brasileiros. Para Paulo Guedes, o importante é ter um boa conta bancária. Ele já deu a entender várias e várias vezes que não gosta de pobre. É chocante ouvir uma ideia estapafúrdia de um ministro que sempre defendeu os ricos do Brasil, um país de pobre e classe média. Pior ainda é o Congresso Nacional, Poder Judiciário que nada contestam o que este cidadão fala e faz.-

Coisas do Cotidiano

·        Quem de verdade ganhou no domingo?  Lula (PT), claro. Fez 48,43% contra 43,20% de Bolsonaro (PL). Às 20h02 na contagem de votos, Lula ultrapassou Bolsonaro e venceu com quase 6 milhões de votos pró Lula, que continua favorito para vencer o segundo turno depois de faltar aquele tiquinho para vencer no primeiro turno. Lula domina Minas e o Nordeste. Bolsonaro, o Sul e o Centro-Oeste.

·        Governo Bolsonaro corta T$ 2,4 bilhões do Ministério da Educação e Cultura, revoltando reitores, professores, alunos e funcionários que veem as universidades e institutos em situação insustentável. O valor representa 11,4% das despesas livres e a rede de ensino federal faz duras críticas ao presidente. Questionado sobre o assunto, o Ministério da Educação e Cultura não respondeu se foi consultado da decisão.

·        Brasil é Lula, que venceu e 3.378 cidades enquanto que Bolsonaro venceu em 2.192, além de ter obtido o maior percentual de votos.

·        Ex ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é o típico caso de inversão de valores. Quando ministro “abriu as porteiras para que passasse toda a boiada”, liberando garimpo, facilitando o desmatamento, as queimadas, retiradas de madeiras para exterior, pesca predatória e sem controle, desmonte dos órgãos de fiscalização do meio ambiente, etc., tudo com o aval do presidente. Pressionado pela sociedade, Bolsonaro mandou o cara embora.  Pois é, Salles sai candidato a deputado federal por São Paulo, é eleito, com uma votação expressiva, quase três vezes mais que a ex ministra Marina Silva, que é  a que mais entende do assunto neste país.  Não temos o direito de reclamar de nada!

·        Para Bolsonaro, Simone Tebet (MDB) não passa de “estepe” e Soraya Thronicke (União Brasil) de “trambique.” Em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio do Planalto na noite de ontem, logo após o término da apuração das urnas do primeiro turno das eleições, novamente o presidente Bolsonaro mostrou a sua cara, ao ofender as candidatas Tebet e Soraya chamando-as de “estepe” e “trambique.”

·        Ministros do STF estão preocupados com a nova composição do Senado com a eleição dos senadores Damares (Republicanos), Moro (União), Marcos Pontes (PL) e Tereza Cristina (PP) e outros.  Caso Bolsonaro seja reeleito, eles correm risco de sofrer impeachment. Até agora, isso nunca aconteceu. Mas com o Senado recheado de bolsonaristas, tudo poderá acontecer.

·        Após cassação por um protesto antirracista pela Câmara Municipal de Curitiba, por ser preto, pobre e petista, o ex vereador Renato Freitas (PT), foi eleito deputado estadual, recebendo 57.880 votos. Agora, quando resolver visitar a Câmara Municipal de Curitiba, os vereadores terão que recebe-lo como um parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná. Como o mundo dá volta!

·        Bolsonaristas escancaram xenofobia e atacam o Nordeste após o primeiro turno: “Cuba do Sul.” Apoiadores de Bolsonaro atacaram o a região do Nordeste, por ter votado maciçamente em Lula, usando estigmas de pobreza, analfabetismo, etc. É lamentável porque no Sul e Centro-Oeste, onde Bolsonaro venceu, tem muita gente pobre, passando fome, desempregado, não tem o que comer e mora em casa alugada que votou no Bolsonaro, que é candidato da elite e pseudo elite.

·        Carol Dartora (PT), primeira mulher negra do Paraná a ser eleita deputada federal, fez 130 mil votos, disse: “aqui em Curitiba, o bolsonarismo namora com o nazismo.”

·        Senadora Simone Tebet (MDB) disse: “reconheço no Lula o seu compromisso com a democracia. “E nele depositarei o meu voto” “Apoio o Lula e neste momento não cabe omissão de neutralidade.”

·        Desenrola Brasil: Lula vai renegociar dívidas de brasileiros que atingem 8 de cada 10 famílias.

·        12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia da Criança e Dia do Descobrimento da América (por Cristóvão Colombo, em 12 de outubro de 1492).

·        Segundo a Folha de São Paulo, Bolsonaro associa o analfabetismo do Nordeste a vitória de Lula na região. Em cima dessa afirmação, as redes sociais bolsonaristas estão acabando com o povo do Nordeste. Quem vê o presidente fazer tal afirmação, pensa que ele é uma pessoa muita culta. Pelo amor de Deus! Os nordestinos são nossos irmãos!

·        Carlos Lupi, presidente do PDT, oficializa apoio à eleição de Lula dizendo que “apoiar o ex presidente é estar ao lado da democracia e dos que lutam por uma sociedade mais justa.” A verdade que todos os apoios precisam ser transformados em votos. Os apoios também deverão pedir votos.

·        Lula vence também entre brasileiros no exterior. Foi uma avalanche de votos por todo o globo. Foram raros os locais que Lula perdeu.

·        Vale, vale tudo.  Muitos governadores fizeram campanha com os aliados, sem usar o nome do presidente nas propagandas, principalmente o do Bolsonaro. Agora que ganharam a eleição, vão lá puxar o saco do presidente, oferecendo apoio e a máquina administrativa.  É um bando de abutres.  Aliás, é capaz de faltar dinheiro no país em consequência da distribuição exagerada de dinheiro de todas as maneiras e cantos do país pelo candidato Bolsonaro.

·        Deltan e Moro não são bem vistos pela organização de campanha de Bolsonaro.  O motivo é que Deltan e Moro querem associar o governo Bolsonaro como um governo não corrupto, ao contrário de Lula. Mas como é de conhecimento de todo o povo brasileiro, isto não é verdade haja visto os inúmeros casos de corrupção e falcatruas no atual governo.

·        Pesquisa Ipec (5/10) das intenções de votos para o segundo turno: Lula 55%; Bolsonaro 45%. Votos de Tebet e Ciro já migraram para Lula.

Entrelinhas

***Recebam os parabéns desta coluna os aniversariantes : Ivonilde Soares (4/10), Karina Gilberton (8/10), Juliana Gazola (8/10), dra. Gláucia Ernandes (9/10), Claudete Ceconi Manzotti (10/10), dr. Juarez de Oliveira (10/10), Gabriela Torres do Nascimento (11/10), Regina Arruda de Souza 13/10).***O programa Fantástico, da Globo, teve a sua maior audiência em 12 anos, graças as apurações dos votos e disputa entre  Lula e Bolsonaro.*** Juliette, Gil e outros famosos se revoltam com os ataques  xenofóbicos nas redes sociais. O Nordeste merece respeito. ***Que absurdo. Candidatos com menos de 300 votos receberam R$50 milhões de partidos.***Muitos trans  adquiriram  os seus espaços nestas eleições.***Pesquisadores espanhóis descobriram que pessoas que comem ao menos cinco ovos semanais são mais magras.***Ex presidente Fernando Henrique Cardoso declara voto em Lula pela democracia e inclusão social.***”Os tristes acham que o vento geme; os alegres acham que ele canta” ( Luis Fernando Veríssimo – jornalista,  escritor brasileiro, famoso por suas crônicas e contos. Com 86 anos, nasceu em Porto Alegre, em 26/9/1936).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.