A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Viveiro Municipal:produção local é responsável pelo plantio de flores que embelezam espaços públicos


Por: Alex Fernandes França
Data: 27/01/2022
  • Compartilhar:

Além do plantio de árvores nativas e frutíferas, que são doadas para a população urbana e agricultores para a recuperação de minas e nascentes, o Viveiro Municipal, mantido pela Prefeitura de Nova Esperança, produz também de mudas de flores.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza um trabalho permanente para que o município esteja sempre colorido. Na foto a servidora municipal Rosalina Apdª. Bezerra, chefe da produção do Viveiro Municipal realiza seu trabalho com profissionalismo e excelência 

O entorno do Viveiro Municipal de Nova Esperança transformou-se literalmente em um canteiro de obras. Enquanto todo o complexo do Jardim Botânico passa por grandes transformações, é no Viveiro que são cultivadas as diversas espécies de plantas, incluindo belíssimas flores que dão um colorido especial às praças e canteiros diversos espalhados pelos quatro cantos da cidade.

O espaço é dotado de capacidade para produzir anualmente cerca de 30 mil mudas de mudas de árvores nativas e frutíferas. Localizado no interior do Jardim Botânico Municipal, o viveiro, sob administração da Prefeitura (Secretaria de Agricultura) além das próprias mudas de árvores nativas e frutíferas, produz também flores para uso do município na ornamentação de praças, cemitério e outros espaços públicos.

            Com exceção das flores, boa parte do que é produzido é doado para os habitantes do município e produtores rurais, uma vez que os desmatamentos das encostas e das matas ciliares vêm contribuindo para a diminuição da quantidade e qualidade da água das nascentes.

            De acordo com o Chefe do Viveiro Municipal, Devair Galani, “para proteger e atuar na recuperação das minas e nascentes é necessário plantar algumas árvores, escolhendo bem as espécies, a quantidade e distribuição”, salientou.

            O adubo utilizado no plantio é em grande parte oriundo da coleta das flores e folhas das árvores, utilizando o material orgânico (compostagem) no processo produtivo. Outra parte dos compostos orgânicos se origina de doações. Também se utiliza húmus e substratos.

            “Em março vamos intensificar ainda mais o plantio de flores, de qualidades diversas. Mais de 5 mil flores foram plantadas no final do ano passado em diversas partes da cidade. As sementes foram doadas pelo Poder Judiciário e possuem alto grau de germinação, desde que obedecidas as devidas etapas e a manutenção dos cuidados necessários”, frisou Galani (foto).

            O município cultiva também mudas de Palmeiras Imperiais, utilizadas para a substituição nos canteiros das plantas que acabam morrendo ou para o  plantio em áreas novas.  “Também estamos cultivando a espécie Acácia, indicada para a atração de abelhas e os agricultores já estão cultivando, pois produz néctar o ano todo. Já fizemos a distribuição de várias unidades desta planta. Também fazemos o plantio de variedades frutíferas no interior do Jardim Botânico (bosque) objetivando a atração de animais. Vários deles já foram avistados: paca, cutia, quati, tatú, lagartos, jacutinga. Eles vem para cá na época em que temos as frutas (nêspera, jaca etc).  Estamos fazendo o trabalho de plantio nas trilhas internas em uma ação conjunta que envolve voluntários, setores da Agricultura e Meio Ambiente e de um Cooperativa que faz doação de caixinhas para a produção das mudas. O adubo orgânico é doado por um empresário do setor aviário. O Viveiro e complexo no seu entorno estão sendo amplamente remodelados. É a administração municipal trabalhando pela população”, finalizou Galani.

Viveiro Municipal onde as flores são cultivadas: quem visita Nova Esperança leva, também, as cores das flores e a beleza dos canteiros que estão presentes em várias partes da cidade. Periodicamente, as equipes da Prefeitura fazem o replantio das flores, colocando sempre mudas da estação. 

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.