A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Trabalho de pesquisadora de Nova Esperança é apresentado em Guayaquil no Equador


Por: José Antônio Costa
Data: 23/11/2018
  • Compartilhar:

Com o tema educação ambiental sob a perspectiva do enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), trabalho aborda as concepções dos professores de Física, Química e Biologia em Nova Esperança   

A nova-esperancense Eliane Costa, mestre em educação e doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve seu trabalho apresentado durante o III Seminário da Associação Latino Americana de Investigação em Educação em Ciências, (LASERA 2018), promovido pela Faculdade de Ciências Naturais e Matemática (FCNM) da Escola Politécnica do Litoral (ESPOL). O evento aconteceu em Guayaquil, a maior cidade do Equador durante os dias 22 a 26 de outubro.

Com a participação de pesquisadores e professores de todo o continente. Em todos os níveis de ensino, problemas, soluções e histórias de sucesso, em termos de Educação Científica, experiências foram compartilhadas e discutidas entre as partes interessadas, como professores, instrutores universitários e pesquisadores.

A apresentação na modalidade oral foi realizada pela orientadora da época de mestrado na Unespar – Campus Paranavaí, professora doutora Shalimar Calegari Zanatta.

O trabalho intitulado “As concepções dos professores de Física, Química e Biologia do município de Nova Esperança-PR sobre a educação ambiental na perspectiva do enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente” é fruto de pesquisas realizadas pela também professora Eliane Costa junto a professores das referidas disciplinas.

A terceira edição do Seminário teve como tema geral: “O desafio da interdisciplinaridade no ensino de ciências”. Para a pesquisadora é motivo de alegria ter o trabalho selecionado em um evento internacional, “é interessante compartilhar nossas pesquisas em eventos, principalmente internacionais, contribuindo assim para o avanço da ciência e da educação”, analisou Eliane Costa.

Para a professora doutora Shalimar Calegari Zanatta, o evento oportunizou “uma compreensão mais profunda dos alunos e da aprendizagem, dos professores e dos ambientes de ensino, tendo como objetivo geral o alcance dos conhecimentos e habilidades mais avançados necessários para ensinar com sucesso a ciência em nossas salas de aula”, avaliou.

ESPANHA/ PARÁ

A nova-esperancense que é graduada em Ciências Biológicas e integrante do Programa de Proteção e Educação em Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas (Proeducon) e do Grupo de Estudos em Ciência, Ensino e Ambiente – (GECENA) ambos da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Em setembro de 2013, foi co-autora do artigo internacional publicado sobre o tema: Qualificação de Educadores Ambientais num contexto social e educacional - considerando uma reserva urbana durante o IX Congresso Internacional sobre Investigação da Didática das Ciências, realizado em Girona na Espanha. Todo o trabalho foi orientado pela professora pós-doutora Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira.

Outro trabalho da pesquisadora Eliane Costa foi apresentando pela orientadora do Doutorado, professora PhD Ana Lúcia durante o VII ENEBio Encontro Nacional do Ensino de Biologia, promovido pela Universidade Federal do Pará e realizado nos dias 03 a 06 de setembro, na capital Belém-PA.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.