A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Tiro de Guerra incorpora 40 novos atiradores


Por: Alex Fernandes França
Data: 08/03/2019
  • Compartilhar:
Ao serem matriculados com base na Lei do Serviço Militar, recebem a denominação de “Atiradores” e comporão, após formação, a reserva do Exército. É uma oportunidade para os jovens de dar sua contribuição para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana com a rotina de trabalho, estudo e convívio familiar. 

O Tiro de Guerra 05/016 de Nova Esperança realizou, na sexta-feira (1) a solenidade de incorporação da turma dos Atiradores de 2019, marcando assim o início do ano de instrução e o ingresso desses jovens nas fileiras do Exército Brasileiro. A solenidade, acontecida na sede do TG, contou com a participação de autoridades civis e militares e com a ilustre presença de convidados e familiares dos 40 Atiradores. Desde as últimas semanas, os novos recrutas vêm recebendo ensinamentos sobre ordem unida, treinamento físico-militar, hierarquia, disciplina, entre outros, sob orientação do 1º Sargento Fabiano, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra local. 

O objetivo do TG é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. 

A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga-horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução.

Durante sua fala, o 1º Sargento ressaltou ao público presente: “aqui eles aprendem ensinamentos que levarão para o resto de suas vidas. A hierarquia, a disciplina, o compromisso, a responsabilidade e a coletividade são características importantes não somente no meio militar, mas que devem existir em qualquer tipo de atividade. Senhores pais e familiares, tenham certeza que seus filhos estão ingressando em uma Instituição singular e sólida, onde passarão por uma fase de aprendizado e transformação em suas vidas. Durante a estada no Tiro de Guerra, serão tratados sempre com energia, responsabilidade, profissionalismo e acima de tudo com muito respeito, características inerentes às atividades militares” frisou o Comandante. O papel do atirador no meio social também é defendido pelo militar. “Os atiradores participam de atividades voluntárias, muitos deles pela primeira vez. Normalmente chegam sem nunca ter participado de uma atividade desse tipo e muitos acabam se inserindo na área voluntária. O jovem percebe que sua vida se abre para um mundo novo e esse amadurecimento é importante para quem está ingressando na vida adulta”, complementou o Sargento. 

Ética e Fake News

Por sua vez, o prefeito Moacir Olivatti, Diretor Honorífico do Tiro de Guerra destacou: “tenho orgulho de fazer parte do Exército Brasileiro na condição de reservista. Esta é uma responsabilidade que levamos para toda a vida e é isso que vocês estão assumindo neste momento. Quero aproveitar o momento para falar sobre ética. Isso vem sendo debatido exaustivamente no Brasil sob vários aspectos, tanto na política quanto na vida pessoal de cada um. Existe uma ferramenta chamada smartphone que quando usada para o bem gera benefício para todos, porém quando usada para o mal gera prejuízos para a coletividade. É importante ter cuidado e responsabilidade no manuseio desta ferramenta. Compartilhar Fake News ou seja, mentir nas redes sociais pode causar enorme dano para as outras pessoas ofendidas e a seus familiares. Quando você compartilha algo que não corresponda a verdade, lembre-se que do outro lado existem seres humanos. O Brasil está sendo passado a limpo. Quando algum político pegar dinheiro de um deputado e pedir para que votem neste candidato, não o façam. O Brasil começa a ser mudado aqui. No momento em que um político pega dinheiro de um deputado (candidato), está vendendo o voto de quem o elegeu. Vamos passar o Brasil a limpo. Usem o celular para o bem. Nosso Brasil é aqui. Eu os convoco para que quando o município ou entidade necessitarem da ajuda de vocês, que estejam sempre disponíveis, pois são soldados do Exército Brasileiro. Que tenham um ano profícuo tanto para a carreira quanto à sua vida pessoal”, finalizou Olivatti. 

O Tiro de Guerra conhecido com TG é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo. A organização do TG ocorre em acordo firmado com a prefeitura e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações e custeia água, luz, funcionários e custos administrativos.

Ao término da cerimônia, os familiares e amigos dos atiradores tiveram a oportunidade de parabenizá-los pelo momento que foi eternizado pelos flashes dos registros fotográficos.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.