A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Secretário da Educação anuncia volta às aulas da Rede Municipal de Ensino para 11 de fevereiro


Por: Alex Fernandes França
Data: 28/01/2021
  • Compartilhar:

Edno Guandalin explicou que as aulas iniciarão de forma gradativa, inicialmente no sistema remoto e a partir de 23 de fevereiro no sistema híbrido, em que ocorre um sistema de rodízio entre alunos.

Durante entrevista para o JN, o Secretário Municipal de Educação de Nova Esperança, Edno Guandalin anunciou o retorno das aulas da Rede Pública Municipal de Ensino para o dia 11 de fevereiro. De forma cautelosa, temendo o avanço ainda maior da pandemia Covid-19, será adotado inicialmente o sistema remoto, com 100% dos alunos em casa, migrando a partir de 23 de fevereiro para o modelo híbrido, em que cada classe realiza um sistema de rodízio entre os alunos, com parte da turma assistindo as aulas presencialmente em um dia e no dia seguinte a outra parte dos estudantes.

“Seremos rigorosos no cumprimento das medidas sanitárias como o distanciamento de dois metros entre os alunos, estudantes com uso obrigatório de máscara, dispensários de álcool em gel em diversos espaços e higienização constante das áreas comuns”, frisou o Secretário. Para Edno Guandalin, é fundamental iniciar o ano letivo no próximo mês para que todo o conteúdo programado seja aplicado da forma adequada. “Tivemos um 2020 muito difícil e, por conta da pandemia, temos pela frente grandes desafios: acolher nossos estudantes e profissionais, restabelecer os laços entre a escola e a comunidade escolar e entregar uma educação pública de qualidade para todos”, complementa.

As escolas foram reabertas na quarta-feira (27). Já no dia 01 de fevereiro, segunda-feira na Associação dos Servidores Públicos Municipais (Asserne) acontecerá a distribuição das aulas para todos os 174 professores que atuam na rede municipal de ensino. “Será de forma presencial, respeitando todos os protocolos anti Covid. Todos devem comparecer. Quem porventura não puder ir, terá que fazer uma procuração pra poder escolher onde vai trabalhar, desde que em obediência aos critérios de tempo de serviço. Quem assim não o fizer, não terá como reclamar”, alertou o Secretário.

Turmas serão subdivididas

As aulas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras  e cada turma será subdividida em três grupos. Nas segundas-feiras os pais receberão os conteúdos para o trabalho remoto e às sextas-feiras ocorrerão a chamada hora atividade, oportunidade em que os professores vão preparar os temas a serem ministrados. “Por exemplo. Se uma série tem 30 alunos, serão 10 que frequentarão por cada um destes três dias da semana onde ocorrerá o ensino na modalidade híbrido. Em um primeiro momento vamos receber o aluno na escola em um dia na semana. O aluno precisa voltar a se familiarizar com a rotina escolar e um pouco disso foi perdido durante esses meses de pandemia. Sobre o aprendizado vem na esteira do lado emocional que também foi abalado. Vamos avaliar passo a passo e sem duvidas, de acordo com a evolução ou não da doença os dias de frequência poderão ser ampliados. Cabe aos pais decidir ou não se vão enviar seus filhos às escolas. Quem não optar por isso poderá continuar de forma 100% remota”, avaliou Guandalin.

A Secretaria da Educação trabalha com um plano de ação por meio de uma equipe multidisciplinar que fará avaliações periódicas e o planejamento poderá ser alterado, de acordo com a situação apresentada de avanço ou recuo da pandemia bem como o aumento da oferta de vacinas e consequentemente maior número de pessoas imunizadas.

“Os Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) não retornarão de forma presencial neste primeiro momento. Isso ocorrerá gradativamente e creio que no mês de março poderemos voltar a atender nossos alunos presencialmente com as crianças entre 04 e 05 anos. Iniciamos, portanto com a Educação Fundamental, do 1º ao 5º ano e os CMEIS de forma remota. Faremos toda a intermediação entre os pais e os Centros visando um melhor desfecho para toda a situação”, finalizou o Secretário Municipal de Educação de Nova Esperança, Edno Guandalin.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.