A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Publicada Lei de Rubens Bueno que dá a Nova Esperança o título de Capital Nacional da Seda


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 01/07/2022
  • Compartilhar:

Foto: Agência Paraná de Notícias

Foi publicada nesta sexta-feira (01) no Diário Oficial da União a lei de autoria do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) que concede ao município paranaense de Nova Esperança o título de Capital Nacional da Seda. O projeto aprovado pelo Congresso foi sancionado na quinta-feira e se tornou a Lei 14.388/2022.

Situada no noroeste do estado, Nova Esperança é a maior produtora de seda na América Latina. O reconhecimento dá ainda mais destaque para o município de 30 mil habitantes que já é apontado nacionalmente como campeão em limpeza urbana e detém o título de melhor gestão de lixo no Brasil.

“É mais uma conquista para Nova Esperança que já era reconhecida como Capital Estadual da Seda. O Paraná é produtor de 84% da seda nacional e somente Nova Esperança responde por 15% da produção de casulos verdes do estado. A produção é exportada para a França, Itália, Japão e outros países. Essa nova lei que dá reconhecimento nacional ao município é o resultado de uma ação conjunta que fizemos com o prefeito Moacir Olivatti e premia a dedicação dos produtores da região”, destacou o deputado Rubens Bueno.

Hoje a cidade produz mais de 328 mil quilos de casulo verde por safra e o fio da seda produzido em Nova Esperança prima-se pela alta qualidade quando comparado ao de outros países, o que lhe torna referência mundial. “Tudo isso é fruto do trabalho dos pioneiros que iniciaram essa atividade na região na década de 1980 e com a o avanço da tecnologia conquistaram a excelência na produção numa união entre produtores, indústria, pesquisadores e poder público”, reforçou Rubens Bueno.

Para o prefeito Moacir Olivatti (Cidadania), que sugeriu o projeto ao deputado, o título de Capital Nacional da Seda dará mais destaque para a cidade, ao mesmo tempo em que incentiva os produtores da região.

É mais um passo para reconhecer o trabalho do maior produtor de casulos verdes do Brasil, o que enriquece sua história e sua cultura.

 

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.