A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Prazo para alistamento militar se encerra no fim do mês


Por: Alex Fernandes França
Data: 14/06/2019
  • Compartilhar:
Jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram no ano de 2001 têm até 30 de junho de 2019 para fazer o Alistamento Militar Obrigatório.

Está chegando ao fim o prazo para que jovens que completarão  18 anos em 2019 se alistem para o serviço militar obrigatório. As inscrições vão até o último dia útil de junho e podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br, preencher o formulário de alistamento militar e informar o número do CPF para validação dos dados pessoais ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar. 

Os rapazes que completam 18 anos em 2019 e que ainda não têm CPF, ou que têm dificuldade de acesso à internet, devem procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. É preciso apresentar os originais de um documento de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista ou de trabalho), duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Os que moram no exterior devem procurar consulados ou embaixadas do Brasil para fazer a inscrição.

Multa

“Quem não se alistar pagará uma pena em dinheiro (multa) que é corrigida de três em três meses”, explicou o 1º Sargento Cláudio Fabiano dos Santos, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 05/016 de Nova Esperança. O jovem que não se alistar pode ser punido com uma multa cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente à Junta Militar. Além disso, quem não regularizar sua situação poderá ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outras sanções.

“Quem nunca  se alistou, terá até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos de idade para que o faça, diretamente na Junta de Serviço Militar ou no site . Quem cursa medicina, odontologia, farmácia ou veterinária poderá  adiar o alistamento  até o término do curso, quando concorrerá a seleção para servir como oficial temporário médico, farmacêutico, dentista ou veterinário”, salientou o Sargento. 

O alistamento é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino, independentemente se é portador de necessidade especial, deficiência física ou mental.  O portador de incapacidade absoluta poderá ser representado pelo seu tutor ou curador legal, mediante apresentação do documento competente (hábil ou comprobatório). Quem já se alistou deverá consultar o site www.alistamento.eb.mil.br para saber se foi dispensado ou encaminhado a seleção para servir a pátria. 

“Quem mudou de cidade deverá comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima levando um comprovante de sua atual residência e documento de identidade” complementou o Comandante do TG.

De acordo com o Ministério da Defesa, além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha), o Serviço Militar “é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional”.

Feito o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que, habitualmente, ocorre de fevereiro a novembro. A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento. 

 

SERVIÇO:

Alistamento online: www.alistamento.eb.mil.br

Alistamento pessoal: Junta de Serviço Militar

Local: Paço Municipal (Prefeitura)

Endereço: Av. Rocha Pombo, 1453 – Centro - Nova Esperança


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.