A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nova-esperancense Felipe Morotti se destaca no Team Roping – Categoria Incentivo e busca novos desafios para 2023


Por: Alex Fernandes França
Data: 29/12/2022
  • Compartilhar:

Em apenas 06 meses competindo, Felipe já faturou 05 motos 0km e 15 Fivelas, uma espécie de troféu que premia o êxito de sua participação nas provas disputadas.

O atleta Felipe Morotti, de 18 anos, morador em Nova Esperança, vem conquistando vários pódiuns e premiações valiosas no Team Roping – montaria em cavalos.

Team Roping é uma das modalidades de rodeio que mais vem crescendo em interesse dos espectadores. Conhecida no Brasil também como Laço em Dupla é uma atividade que nasceu nos Estados Unidos como uma forma dos peões demonstrarem sua habilidade domar novilhos.

Neste ano, Felipe Morotti competiu em várias cidades, tais como Uniflor, Floresta, Nopva Esperança, Paranavaí, Mandaguaçu, Santa Fé, Santo Inácio, Colorado, Bentópolis (no Paraná) e Presidente Prudente, Taciba e Sandovalina (SP).

Em apenas 06 meses competindo, Felipe já faturou 05 motos 0km, dividindo o prêmio com o parceiro de prova. A modalidade é disputada em duplas sendo que Felipe é responsável por laçar os pés traseiros do novilho (o peseiro) e o outro companheiro, que pode variar de acordo com sorteio ou escolhas pessoas, laça a cabeça (o cabeceiro). Os dois competidores precisam ter uma boa sintonia para realizar seus movimentos com harmonia obtendo sucesso dessa forma em sua empreitada de laçar o novilho no menor tempo possível. Quando foi criada pelos norte-americanos essa atividade não tinha finalidade competitiva, era uma maneira de tornar a lida com os animais mais prática no dia a dia.

Na Expo Paranavaí Morotti ficou em 7ªº lugar sendo que faturou a diária (premiação) de menor tempo. “ganhei o warm up da CVLD – o ‘esquenta’ da prova e ganhei R$8 mil em Presidente Prudente. Fiquei em 3º lugar na CPLD, também em Prudente, desta vez obtive a premiação de R$ 6 mil”, conta, lembrando que as provas citadas estão entre as maiores do Brasil. Além das motos, também ganhou 15 fivelas, uma espécie de troféu que coroa de êxito a participação do competidor. Para o próximo ano Felipe Morotti já tem a agenda cheia em eventos pelo Brasil. “Na semana passada ganhei duas motos em Londrina. È necessário muito treino e dedicação. Agradeço ao Clayton Bellentani que me abriu as portas para sucesso nesta atividade e ao Rubens Mariano, que sempre me dá apoio para que eu possa competir”, finalizou Felipe Morotti.

Felipe e seu pai Ronaldo Morotti estiveram na redação do JN para anunciar as conquistas

Regras do Team Roping

Para entender melhor do que se trata o Team Roping é interessante conhecer mais sobre as suas principais regras.

Objetivo da prova

Os dois competidores, que atuam como uma dupla, têm como objetivo imobilizar um novilho laçando a sua cabeça e depois as suas patas traseiras. O trabalho deve ser feito contra o relógio, a dupla vencedora é aquela que conclui a tarefa no menor tempo possível.

Cabeceiro e peseiro

O cabeceiro é o competidor que fica do lado esquerdo do brete, sendo o responsável por laçar a cabeça do novilho enquanto que o peseiro fica do lado direito e tem como tarefa laçar as patas traseiras do animal.

Laçando o novilho

A partir do momento que a dupla foi anunciada pelo locutor e a pista liberada o cabeceiro tem 60 segundos para dar o sinal para a liberação do novilho. O animal ao sair do brete desarma uma barreira automaticamente, somente a partir desse momento é que a dupla está liberada para iniciar a atividade de laço do animal, obviamente é nesse instante que o cronômetro da prova é acionado.

No período de 60 segundos, a dupla tem direito a dar três laçadas, ou seja, podem ser duas do cabeceiro e uma do peseiro ou vice-versa. Não é permitido refazer a laçada, então os competidores devem levar consigo a segunda corda.

Quantidade de novilhos

Os organizadores é que definem quantos bois cada dupla deverá laçar, sendo que geralmente as duplas profissionais laçam entre 6 e 8 bois e as amadoras de 3 a 5 bois. Para vencer, a dupla não pode errar nenhum boi.

Com informações: blog.rodeowest.com.br


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.