A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nova Esperança: Moacir Olivatti sanciona lei para compra de vacinas contra Covid-19


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 19/03/2021
  • Compartilhar:

O prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, sancionou hoje (19) em diário oficial a Lei 2.766/2021 aprovada com unanimidade pela Câmara Municipal que dispões sobre a intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 para o município.

Insatisfeitos com a pouca quantidade de vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde, os prefeitos organizaram um consórcio para viabilizar a compra por conta própria de mais doses da vacina contra o Coronavírus, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A corrida ganhou força e diversos municípios manifestaram apoio e participação na negociação com laboratórios e compra. Além deste, Nova Esperança também manifestou interesse em participar do consócio de municípios da AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), onde pretende adquirir mais 10 mil doses da vacina.

Em Nova Esperança, a Lei aprovada por unanimidade autoriza a abertura de dotação orçamentária própria para o respectivo fim. Apesar do avanço, o prefeito Moacir enfatiza: “esta ainda não é a nossa alforria, o processo ainda pode demorar e até lá precisamos continuar nos cuidando, usando máscara, mantendo distanciamento social e realizando a higienização correta e frequente das mãos”.

 O colapso na saúde é nacional, todos os Estados estão enfrentando o pior momento da pandemia desde que ela começou. “Não há mais vagas em Unidades de Terapia Intensiva na nossa referência. O Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus ampliou a capacidade de leitos para atender a alta demanda de internamentos. Nos adiantamos com as compras de oxigênio e medicamentos temendo que a situação fosse se agravar, mas neste momento já não estamos conseguindo comprar mais insumos para atender os pacientes e tudo está se esgotando. A situação é desesperadora!”, destacou a Secretária Municipal da Saúde, Cristina Cancian.

Os novaesperancenses continuam sendo imunizados seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e recomendações da Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Paraná). Desde janeiro, quando foi iniciada a campanha de vacinação contra a Covid-19 até ontem, dia 18, foram imunizadas 1.207 pessoas com a 1ª dose e 780 pessoas já estão com a vacinação completa (1ª e 2ª dose aplicada). As etapas de vacinação são comunicadas através das UBS’s, redes sociais e site do município.

Apesar do início da vacinação, os cuidados ainda continuam indispensáveis para bloquear a propagação do vírus: use máscara, mantenha o distanciamento social, mantenha higienização frequente das mãos, evite sair de casa sem necessidade, não visite parentes e não receba visitas. O cuidado ainda é o maior aliado na prevenção contra a Covid-19.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.