A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nota de Falecimento – Irmã Domingas Broto


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 06/12/2019
  • Compartilhar:

As Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, a Comunidade Católica de Nova Esperança e o Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, comunicam que Ir. Domingas Broto, Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, natural de Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba/PR faleceu na madrugada do dia 04 de Dezembro de 2019.

Irmã Domingas Broto tinha 93 anos e 11 meses de Idade, 70 anos de vida religiosa, dedicada à caridade, ao amor ao próximo e a tornar o Coração de Jesus conhecido e amado por todos.

Foi admitida no postulado do Instituto das Apóstolas no dia 20 de janeiro de 1946 e realizou seu noviciado entre os anos de 1947 e 1949. Sua primeira Profissão Religiosa foi realizada no dia 29 de janeiro de 1949 e professou em Perpétuo os votos de Pobreza, Castidade e Obediência – entregando-se totalmente para Deus –, no dia 02 de fevereiro de 1954.

Irmã Domingas é parte integrante da memória e da história da cidade de Nova Esperança. Chegou nessas terras no ano de 1959, juntamente com suas coirmãs Ciríaca Rampo e Romualda Juliane, para assumirem a então Escola Paroquial Nossa Senhora da Esperança, mais tarde transformada em Colégio Coração de Jesus. Nesse período Ir. Domingas contribuiu muito para o desenvolvimento da educação e da fé nessa cidade.

Foi professora e Diretora Pedagógica nesse Colégio entre os anos de 1959 e 1970, depois disso, cumpriu sua missão em Curitiba e retornou para Nova Esperança como tesoureira entre os anos de 1971 e 1982. Após esse período realizou intensos e importantes trabalhos pastorais na cidade de Pequi, em Minas Gerais, por dez anos, retornando para as terras nova-esperancenses que ela tanto amava no ano de 1992.

A partir de 1992 dedicou-se completamente ao desenvolvimento de uma Pastoral da Sobriedade sólida e eficaz, tornando-se referência para esse tipo de trabalho não apenas na região, mas em todo o país. Colaborou incessantemente nos trabalhos pastorais, no socorro e ajuda aos pobres, nas causas sociais e na construção do Reino de Deus nessa cidade por 23 anos. Por fim, em 2015, devido à saúde frágil, retirou-se para o Centro de Integração à Pessoa Idosa – Casa São José -, no Bairro de Santa Felicidade (Curitiba), onde recebeu cuidados e carinhos de suas coirmãs até voltar para a casa do Pai em 04 de dezembro de 2019.

Seu velório foi realizado na Capela da Casa São José em Curitiba no dia de seu falecimento, a missa de corpo presente no dia 05 de dezembro, na mesma Capela e o sepultamento no Cemitério de Santa Felicidade.

Rogamos para que o Coração Misericordioso de Jesus a acolha na pátria celeste.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.