A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Município recupera lagoa de contenção que dissipa as águas oriundas dos Parques Industriais e conjuntos residenciais


Por: Alex Fernandes França
Data: 12/02/2019
  • Compartilhar:
A barragem de contenção estava rompida e foi recuperada em tempo recorde de 02 dias. Sua função é dissipar por meio da decantação e redução do impacto, as águas dos imóveis e empresas adjacentes a bacia do Paracatu.

O município de Nova Esperança está recuperando uma das lagoas de contenção que fica em área próxima aos Parques Industriais e Conjuntos residenciais adjacentes. O grande volume de água das chuvas requer ações periódicas e por vezes em caráter emergencial para que a lagoa não tenha sua função prejudicada. Recentemente houve o rompimento da barragem da referida lagoa, cuja função é atenuar o impacto das águas da área urbana, efetuar a decantação da sujeira (dejetos, terra e sedimentos).

Mais de 70 caminhões de terra foram utilizados na recuperação da barragem, que permitirá novamente o represamento da lagoa.  Ela é a primeira a absorver as águas pluviais antes de dar direcionamento, por meio de dois enormes tubos, ao Ribeirão Paracatu, local em que 50% da água que abastece a cidade é captada pela Sanepar. A Bacia hidrográfica do Paracatu abrange as nascentes de água, afluentes, áreas agrícolas, industriais e urbanas, sendo necessária manutenção constante da referida área para garantia presente e futura do abastecimento público de água potável.

 O município fará, em parceria com o DER a limpeza do leito da lagoa, haja vista que os acúmulos prejudicam a infiltração da água para o  lençol freático. O prefeito Moacir Olivatti acompanhou os trabalhos e ficou satisfeito com o que viu: “os emissários estão em excelente conservação. A outra lagoa, que recebe as águas do outro lado da rodovia (BR376) está em melhor estado de conservação e ali será feita apenas a retirada dos volumes, terras e sedimentos. A vazão vai melhorar significativamente, protegendo o meio ambiente e garantindo o abastecimento hídrico para nossa população”, ressaltou. 

Os Parques Industriais receberão novas galerias de águas pluviais, que possibilitarão que estes sejam posteriormente asfaltados. Uma enorme adutora teria que ser construída, lançando as águas oriundas destes lugares adjacentes ao ponto posterior ao local da captação.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.