A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Município anuncia que terá Jardim Botânico com mais de 600 espécies de plantas


Por: Alex Fernandes França
Data: 28/02/2020
  • Compartilhar:

Obra faz parte do plano de revitalização do Parque das Grevíleas. Viveiro Municipal já produz mais de 25 mil mudas por ano. Segundo informações da Prefeitura, no Jardim Botânico serão cultivadas plantas ornamentais de diversas espécies, ornamentando ainda mais este belíssimo local com vistas à visitação pública. 

O município de Nova Esperança anunciou que já está em formação seu tão sonhado ‘Jardim Botânico’ que será construído no Parque das Grevíleas. O local é dotado de novo ecossistema que segue em constante formação, transformando-o no coração verde e pulmão da cidade.  

A abundante arborização chama a atenção dos moradores que se orgulham do espaço. Em anexo está localizado o Viveiro Municipal que, com exceção das flores, tudo o que é produzido é doado para os habitantes do município e produtores rurais, uma vez que os desmatamentos das encostas e das matas ciliares vêm contribuindo para a diminuição da quantidade e qualidade da água das nascentes. Geniopapo, Tucaneira, Jacarandá, Jaqueira, Mangueira, Nêspera, Goiabeira, Pitangueira, Uvaia são apenas algumas das muitas espécies de mudas cultivadas, todas em franca produção no Viveiro Municipal. 

Segundo informações repassadas pela prefeitura, são produzidas no local cerca de 25 mil mudas de plantas por ano. As alas do Jardim Botânico já começaram a ser organizadas, sendo a primeira delas destinada as palmeiras e coqueiros (Triangular, rabo de raposa, azul, imperial, real, leque, jerivá, quariroba, nutia, jussaram pupunha, assaí, fênix e outras), plantas de médio e grande porte e de rara beleza. Segundo o prefeito Moacir Olivatti, “tudo é um processo e como tal leva certo tempo, mas brevemente a população poderá desfrutar de um lindo local para visitação, conhecimento e lazer”, ressaltou. 

O adubo utilizado no cultivo das espécies é em grande parte oriundo da coleta das flores e folhas das árvores, utilizando o material orgânico no processo produtivo. “Folhas, flores e galhos recolhidos pelos quatro cantos da cidade são levados até o Parque  onde passam por um processo de compostagem gerando adubo natural. Também existem doações por parte da população de sementes, adubo orgânico além de mudas de palmeiras e coqueiros.”, complementou Olivatti.  

Um auditório, no tamanho de 380 m² está sendo construído logo na entrada do Parque e tão logo esteja concluído, será destinado à aulas de Educação Ambiental e palestras sob enfoques acerca da biodiversidade que compõe o local. Um museu, que contará a história do município, também está sendo feito no Parque. As obras vão custar cerca de R$352 mil, recursos advindos de multas ambientais.

Foi anunciada também a construção da pavimentação de uma  pista de caminhada no interior do Parque das Grevíleas que terá 1531,21 metros lineares totalizando 4.553,55 metros quadrados de área construída. Obras terão início no final de março.

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.