A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Justiça Eleitoral amplia os locais de votação e eleitor poderá escolher o colégio mais perto de sua casa


Por: Alex Fernandes França
Data: 01/03/2019
  • Compartilhar:

Mudanças já contemplarão as próximas eleições que ocorrerão em 2020. Com a descentralização, eleitor de Nova Esperança poderá escolher o local mais próximo de sua residência. Justiça alerta para que os eleitores façam o recadastramento biométrico, cujo prazo final será em setembro deste ano, evitando assim filas e congestionamentos.

Os eleitores de Nova Esperança terão maior comodidade nas próximas eleições que ocorrerão em 2020. A Justiça Eleitoral está expandindo os locais de votação, distribuindo melhor as sessões eleitorais oportunizando, portanto a quem for votar a escolha de um local mais próximo de sua residência. 

Segundo o Juiz Eleitoral, Dr. Rodrigo Brum Lopes, “Os locais de votação estavam muito centralizados. Com o surgimento de novos bairros, estes locais ficaram distantes do eleitor e a nossa ideia é facilitar ainda mais a participação de todos na escolha de seus representantes. As pessoas precisavam se deslocar muito e agora poderão solicitar a mudança para o colégio que for mais perto de suas casas”, explicou o magistrado.

A medida adotada também visa diminuir o número de eleitores por cada sessão, distribuindo-os em um número maior de colégios, mais distantes entre si e perto da população. Exemplo disso são os Colégios São Vicente, Costa Monteiro, Coração de Jesus e Escola Nice Braga que se localizam num raio bem próximo um dos outros. Neste sentido os eleitores da escola Nice Braga serão transferidos para a Escola Sabidinho Supremus, pois esta será a única sessão desativada, como já ocorrera nas eleições passadas. Além das acima já citadas também terão sessões eleitorais as Escolas: Jorge Faneco (Vila Regina), Tancredo Neves, Cônego Francisco P. Xavier Lopes, Júlio Benatti e Filomena Monaro Zanusso.

Todos os colégios já foram vistoriados e atenderão perfeitamente a logística demandada quando da realização dos pleitos eleitorais. “Com o recadastramento biométrico em curso, os eleitores já estão podendo optar por votar em colégios mais próximos de suas localidades”, informou o Chefe do Cartório da 71ª Zona Eleitoral, Adélcio João Pacola.  A abertura de novos colégios possibilitará que se tenha um número máximo de 300 votantes por sessão eleitoral. “a votação no sistema biométrico demorará um pouco mais e as adequações serão importantes”, frisou Pacola.

Recadastramento Biométrico

Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital). 

No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade. Do total de 21.091 eleitores de Nova Esperança, desde o início do processo em 25 de janeiro de 2017, foram revisados quase 9.000 títulos (42%). 

“É importante que os eleitores compareçam e façam o recadastramento o quanto antes, pois aqueles que deixarem para o prazo final vão enfrentar grandes filas. Quem não o fizer, até o mês de setembro terá o título cancelado”, alertou Adélcio. 

Para a revisão o eleitor precisa levar RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência Para tanto deverá comparecer ao Fórum Eleitoral, situado na Rua Professora Adelina Procopiack, 268 (Nova Esperança) de segunda à sexta-feira das 12h. Às 18h30min.  “Quem desejar alterar o local de votação, basta comparecer no endereço acima e de forma bem rápida e simples, solicitar as mudanças”, finalizou o Chefe do Cartório Eleitoral. 

Locais de Votação a partir das próximas eleições:

• Colégio Estadual São Vicente de Paula

• Colégio Estadual Costa Monteiro

• Escola Estadual de Barão de Lucena

• Escola Estadual de Ivaitinga

• Escola Sabidinho Supremus

• Escola Municipal Tancredo Neves

• Escola Estadual Cônego Francisco P. Xavier Lopes

• Colégio Coração de Jesus

Documentos necessários para o recadastramento biométrico

• Documento de identificação com foto

• CPF

• Comprovante de residência atual

 

Evite filas – não deixe para a última hora, pois o prazo final será em setembro de 2019


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.