A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Feriado Nacional: Cemitério Municipal recebe importantes obras para receber visitantes neste Dia de Finados


Por: Alex Fernandes França
Data: 31/10/2018
  • Compartilhar:

Investimentos no cemitério municipal somam quase R$200 mil. Túmulos que não forem recadastrados até o dia 28 de dezembro serão revertidos ao município      

O Dia de Finados é somente na próxima sexta-feira (02), mas a movimentação no Cemitério Municipal de Nova Esperança começou cedo. Muitos Familiares e amigos já se dirigiram antecipadamente aos jazigos para prestarem suas homenagens e lembrarem seus entes queridos. Muitos preferem adiantar as visitas devido ao grande movimento esperado para o dia 02. Pinturas, lavagens  e reformas de túmulos aconteceram para melhorar o aspecto das sepulturas

A prefeitura de Nova Esperança está intensificando os preparativos para receber os milhares de visitantes e neste ano, importantes obras estão sendo executadas.

Visitantes oriundos de diversas partes do Brasil devem aproveitar o feriado prolongado e visitar o cemitério municipal onde estão enterrados parentes e amigos.  A reportagem apurou que, apesar da data religiosa, muitos túmulos no cemitério passam por longos anos sem sequer visitas e reparos por parte de familiares. 

O cemitério há tempos opera com a capacidade limite. Para sua equacionar este problema, o município adquiriu, por meio de permuta junto à AABB, o novo espaço para sua ampliação é de 20.344m². Os terrenos fazem fundo com o atual cemitério que deverá em breve se unir ao novo espaço.

 Renda extra 

Há tempos o Dia de Finados deixou de ser apenas uma data para se recordar de quem já deixou o convívio na terra. O feriado tornou-se, também, um dia de renda extra para ambulantes que aproveitam a grande movimentação em frente ao Cemitério Municipal para aumentar a renda do mês de novembro. Desde as últimas semanas de outubro, os comerciantes já se preparam para o dia de finados e a expectativa de vendas para este ano é grande. “Nossa expectativa é que triplique em relação ao dia-a-dia. Já fizemos o pedido de bastante flores, estamos preparados, aguardando nossos clientes. É uma data muito triste, mas as flores, elas trazem a lembrança da pessoa e as representam muito bem”, conta a dona de uma das floriculturas de Nova Esperança.

O feriado de Finados é uma das datas mais lucrativas para o mercado das flores. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura, o Brasil tem hoje mais de nove mil produtores, com mais de 300 espécies plantadas. 


Dados 

Os comerciantes informais que trabalham vendendo coroas, faixas, arranjos artesanais e flores naturais e artificiais em frente ao cemitério já começam a se movimentar este ano e também esperam um Dia de Finados lucrativo. Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o maior número de mortes no Brasil é relacionado à mortalidade infantil. Porém, essa taxa teve consideráveis reduções no período entre 1991 e 2000, passando de 45,3 para 28,3, de cada mil crianças nascidas vivas. Mas o Brasil ainda tem muito a melhorar, se comparando a outros países. Na Europa a taxa é de 05 mortes para cada mil crianças nascidas vivas e nos Estados Unidos chega-se a sete. A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas em geral segue os princípios do catolicismo. Já uma das principais preocupações dos órgãos de vigilância sanitária são os cuidados com a dengue. Parte dos visitantes do cemitério ainda não leva em consideração os perigos de deixar água parada em vasos de flor no trabalho de combate ao mosquito, o principal transmissor da doença. 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.