A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Dia Mundial da limpeza vai mobilizar 30 voluntários em Nova Esperança neste sábado


Por: Alex Fernandes França
Data: 18/09/2020
  • Compartilhar:

Amanhã, sábado (19), será realizado o Dia Mundial da Limpeza, o World Cleanup Day, ação social mundial que reúne 180 países em prol de um planeta mais limpo. A cidade de Nova Esperança será uma das participantes e deverá reunir 30 voluntários e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do Polo local do Unicesumar. 

De acordo com o Coordenador Educacional Professor Bruno Cordeiro, serão 03 os principais lugares da ação: Córrego Saturno, nas imediações da BR 376, que vem sofrendo com os descarte irregular de resíduos dos bairros adjacentes e aqueles lançados pelos que trafegam pela rodovia indo parar no seu leito; simultaneamente acontecerá também nas imediações (entorno) do Parque das Grevíleas – área externa e também nas praças urbanas e vias públicas. 

“Os grupos serão compostos por 10 pessoas para evitar a aglomeração. Nosso objetivo é chamar a atenção da população para o cuidado com o meio ambiente. O Dia Mundial da Limpeza aproveita o poder das pessoas ao redor do mundo para realizar coisas incríveis unindo-se. Sua beleza está na cooperação e colaboração: construindo pontes entre comunidades díspares e incluindo todos os níveis da sociedade - dos cidadãos às empresas e ao governo”, pontuou Cordeiro. 

Qualquer pessoa pode recolher o lixo. Em 2018, um homem de 101 anos se ofereceu para limpar Curaçao. Na Estônia, um grupo de mães carregando seus bebês saiu para limpar. Na Escócia, uma associação de cães foi lançada com os cães. Mas o Dia Mundial da Limpeza se tornou muito mais do que o simples ato de recolher o lixo. Creches, escolas, empresas, funcionários do governo - os velhos, os jovens, os ricos, os pobres, os capazes e os menos capazes - todos contribuíram. Porque eles podiam. Porque eles queriam se envolver em tornar sua casa um lugar melhor. Porque eles tiveram a oportunidade de ajudar. Porque eles pertencem a uma comunidade.

Durante a ação, os voluntários exibirão faixas com dizeres ambientais. A comissão organizadora do evento é composta pelos Geógrafos Bruno Santos Cordeiro e Neiriele Bruschi Montina; Rauana Santander, Bióloga; Ronan Henrique Siluriano Alves, Ambientalista além dos Gestores da Instituição de Ensino, Isabela Marques Leme Mincoff, Fabiano Costa MIncoff, Luciane Braz Perez Mincoff e Ivan Marcos Mincoff. 

Logo no início da manhã, às 08 horas, acontecerão às boas vindas aos participantes e explanações dos profissionais envolvidos acerca da importância da coleta seletiva, educação ambiental e como o ser humano se relaciona com o meio ambiente. Às 09 horas as equipes estarão se dividindo para depois então, por volta das 11 horas, se reunirem novamente para expor os materiais recolhidos. “A ideia é aproveitar a presença das pessoas no comércio para mostrar à sociedade os males que os próprios humanos estão causando ao planeta. Será um importante momento de conscientização”, finalizou Bruno Cordeiro.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.