A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Crossfit, o fenômeno do esporte


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 01/02/2019
  • Compartilhar:
A modalidade está presente em todos os continentes e não para de crescer

Em 1980, os psicólogos americanos A.G. Goldstein e J. Papageorge realizaram um experimento. Eles constataram que precisamos de uma pequena fração de segundo para reconhecer um semblante e categorizá-lo conforme sua atratividade. Já a psicóloga Judith Langlois, da Universidade do Texas, em seu estudo, percebeu que bebês de três meses de vida já fixam seu olhar em fisionomias consideradas bonitas pelos adultos, o que comprova que nascemos com um tipo de sentido natural sobre o que nos agrada esteticamente.  

Por isso, a busca por um bom condicionamento físico, acompanhado de hábitos alimentares regrados é motivação para se exercitar. Além de fazer bem para a saúde, uma boa aparência está relacionada de forma direta com a imagem que passamos às pessoas.

Devido a possibilidade de perda de peso ou aumento de massa muscular, o crossfit, que pertencente a Crossfit Incorporation, se tornou popular mundialmente. Segundo matéria publicada pelo jornal El País em 2016, só na Espanha o número de adeptos é de cerca de 30 mil pessoas. No mundo, o número de boxes (academias de crossfit) gira em torno de 12 mil. No Brasil, já são mais de 1.000, sendo o segundo país no mundo em número de boxes afiliados. 

 Crossfit é o nome dado ao programa de treinamento de força e condicionamento geral, variado e de alta intensidade, focado em algumas competências do corpo humano: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. 

Coach é o treinador que monitora a preparação do crossfit, a fim de que os exercícios sejam realizados de maneira correta e evitar possíveis lesões. Além disso, propiciar um sentimento de irmandade é essencial. Para Flávia Graciano, profissional que atua como coaching, este é um dos motivos pela procura ao crossfit: “Dentro da box somos uma família! Não é apenas exercício físico, é algo que nos completa, que faz a gente ultrapassar nossos limites. Hoje em dia, temos tantas obrigações, tanto estresse e cobrança, lá é um local que a gente deixa tudo isso pra trás e se sente acolhido”, comenta. 

Em relação ao perfil de praticantes, Graciano responde que todos podem praticar e que já atendeu pessoas de várias faixas etárias, de crianças a idosos. No entanto, o médico clínico, Diego Sartori Felix, ressalta que, caso a pessoa tenha uma rotina sedentária, é preciso fazer um check-up. “Os exames são necessários para saber se não há nenhum histórico de lesão ou outro problema que a impeça de fazer o exercício”, completa. Ele realça ainda que o iniciante deve conhecer os limites do próprio corpo, começando em um ritmo mais devagar até estar apto a fazer os exercícios que exigem mais empenho.  

A empresa 

Ex-ginasta, o norte-americano Greg Glassman abriu seu primeiro box em 1995. A criação da empresa CrossFit ocorreu no ano 2000. Glassman foi diagnosticado com poliomielite ainda quando criança, e usou a ginástica para amenizar os efeitos da doença. No entanto, constatou que o halterofilismo – levantamento de pesos e halteres, não apenas alterava a musculatura, mas também as habilidades físicas. 

Uma das bases do crossfit é o Workout of the Day (WOD), em tradução, exercício do dia. Um WOD equivale a um treino intenso de 45 minutos, alternando exercícios de aquecimento, força, técnica e potência. É o mesmo método de treinamento que Glassman usa em policiais, bombeiros e militares da Califórnia. 

Para se tornar um filiado da marca, é obrigatório pagar 3 mil dólares por ano, o equivalente a mais de 11 mil reais. Greg Glassman também criou o jornal CrossFit Journal, a fundação CrossFit Kids Foundation e os Reebok CrossFit Games, evento realizado desde 2007, onde os melhores atletas disputam provas difíceis. 

Como funciona

De acordo com Flávia, as aulas possuem duração de 1 hora, composta por aquecimento, alongamento dinâmico e WOD. Alguns exercícios envolvem levantamento de peso olímpico, ciclismo, corrida ou remo. Cordas, bola, pneus e elásticos também podem ser utilizados nas atividades. 

A coaching também explica que há diferenças no treinamento entre atletas e aqueles que buscam a atividade para manter a forma. “Uma pessoa que busca condicionamento físico, saúde e qualidade de vida treina apenas para superar os próprios limites e isso é super saudável. O atleta, além de superar a si mesmo, precisa superar os outros atletas, o que não é tão saudável. O corpo é exposto a um estresse muito grande, pela quantidade de treinos e intensidade com que pratica a modalidade”, conta.

A frequência de exercícios, conforme a profissional, é variável, pois depende do condicionamento físico de cada um. “Para alguns, treinar todos os dias não tem problema e faz muito bem para a vida, já outros precisam ter mais descanso entre um dia e outro de treino, por isso acabam intercalando, um dia sim e um dia não”, enfatiza.

Publicitária, Mayara Dobrowolski treina crossfit há três anos e realiza aulas de quatro à 6 vezes na semana. Ela conta que iniciou o crossfit por causa de uma amiga. “Era final de 2015 eu estava muito entediada e apenas trabalhava. Estava muito acima do peso, tinha crise de dores na coluna. Quase entrei em depressão. Uma amiga sugeriu uma atividade que ambas gostássemos de fazer e foi aí que conhecemos o Crossfit”. Depois de 6 meses de aulas, Mayra finaliza contando que logo sentiu os primeiros resultados: “As crises pararam e perdi 3kg apenas fazendo exercícios”. 

O crossfit não para de crescer em adeptos e também no ambiente digital. A CrossFit Foundation possui um site com inúmeras informações sobre os praticantes e afiliados. Para acessar é só digitar www.crossfit.com.

Nova Esperança (Serviço:)

Em Nova Esperança, você pode desfrutar dessa modalidade na Academia Espaço BS, onde o professor Victor Santini, que é treinador certificado pela Crossfit Inc. (CF-L1 Trainer) comanda os treinos diariamente, utilizando essa metodologia.

ACADEMIA ESPAÇO BS

Rua Lord Lovat, 820, (em frente a AABB) – Telefone: (44) 3252-2811

 

Por: Eduardo Pereira e Larissa Nascimento | Especial Noroeste Revista


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.