A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Construção de ciclovias terá início na próxima semana


Por: Alex Fernandes França
Data: 31/01/2020
  • Compartilhar:

Projeto promete mudar os contornos da cidade, gerando mais segurança no trânsito. Utilização de bicicletas é enxergada como uma das soluções para o transporte urbano, sem perder a praticidade no cotidiano.

A construção de ciclovias, que terá início na próxima semana representa um enorme passo para que Nova Esperança se torne uma cidade mais justa, inclusiva, democratizando o trânsito. Grande parte da população utiliza a bicicleta, seja como meio de transporte até o trabalho, escola ou como lazer e prática esportiva. Neste sentido um moderno projeto foi elaborado no sentido de conectar os principais pontos da cidade, representando melhor aproveitamento viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, simbolizando menos estresse, congestionamento e consequentemente reduzindo o número de acidentes no trânsito. 

A reportagem conversou com o prefeito Moacir Olivatti que falou acerca da obra: “o projeto começa no estádio municipal, onde foram desmanchados os muros e ali será construída uma calçada de 04 metros de largura, além das existentes, onde será construída a ciclovia que será interligada com outra, a da avenida Rocha Pombo (início no Conjunto Capelinha até a garagem municipal), que fazem parte do mesmo processo licitatório.  Em uma próxima fase terá como trajeto a Caixa d’água da Sanepar com destino ao Conjunto Nova Esperança. O terreno já está praticamente preparado, faltando alguns detalhes dentre estes as sinalizações. Outro trajeto contemplará a saída de Vila Rural, passando por algumas áreas da cidade chegando até a avenida São José, ligando até o estádio. A avenida são José é larga e permitirá a construção desta importante obra, sem comprometer a trafegabilidade, muito pelo contrário, otimizando-a”, explicou Olivatti. 

A cidade terá cerca de 4 mil metros lineares de área destinada às ciclovias, representando o avanço na implementação de um novo conceito no trânsito local. Além disso elas promovem  a ocupação do espaço público, tornando-o espaço de convivência e não apenas de passagem. “Espaços ociosos, pouco frequentados e abandonados pelo poder público e pelos cidadãos têm maior índice de criminalidade. Por isso, investir na bicicleta aumenta a segurança pública que aliada às obras importantes que estão sendo edificadas aperfeiçoam o sentimento de pertencimento do nosso povo”, complementou Moacir. Com as ciclovias o trânsito se tornará mais fluido, diminuindo a incidência de acidentes em função da disputa entre carros, motos e bicicletas pela via. A previsão para conclusão da obra é de 120 dias. 

 Obras, cujos investimentos somam 1,2 milhões de reais, serão feitas no entorno do estádio municipal.  Projeto vai contemplar uma pista de atletismo, gramado para lazer, execução de alambrados, 2 vestiários esportivos, nova sede para Secretaria de Esportes, 2 novos campos de futebol suíço, uma quadra de vôlei de areia e reposição do gramado no campo principal.  


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.