A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Carreata pelo centro da cidade marca o Dia do Combate ao Abandono Escolar: “conscientização e resgate dos estudantes”


Por: Alex Fernandes França
Data: 01/07/2021
  • Compartilhar:

A ação tem como objetivo principal conscientizar a população e  evitar que faltas  consecutivas dos estudantes se efetivem em evasão escolar.

A carreata foi realizada com a intenção de despertar a atenção da população para a evasão escolar, que tem preocupado tanto os educadores quanto as autoridades

Aconteceu na tarde de quarta-feira (30) em Nova Esperança, uma carreata da Campanha Dia “D” – Dia do Combate ao Abandono Escolar. Saindo de frente ao Estádio Municipal Francisco Zellherhoff Filho (Campaão), a carreata desceu a Avenida 14 de Dezembro, área comercial da cidade e passou pelos principais pontos, com intuito de chamar a atenção da população para a causa, que tem preocupado tanto os educadores quanto das autoridades constituídas.

            Além das dificuldades já conhecidas, que impactam no abandono e na evasão escolar, a pandemia trouxe um novo e agravado panorama, razão pela qual é necessária a adoção de medidas por toda a comunidade escolar para a diminuição das desigualdades e o favorecimento do acesso ao ensino de qualidade para todos.

            O dia exclusivo chamou a atenção para as ações de resgate de estudantes em situação de abandono escolar, com o Núcleo Regional de Educação acompanhando e auxiliando as escolas na busca ativa desses estudantes. Os objetivos gerais estabelecidos são: identificar as causas de infrequência e abandono escolar, para proposição de estratégias; auxiliar as escolas na realização de visitas domiciliares; possibilitar o retorno dos estudantes em situação de abandono, bem como acompanhar a continuidade do processo de ensino e da aprendizagem; fortalecer o vínculo entre estudantes, famílias e comunidade escolar; lembrar a escola e família do estudante da importância em se manter sempre atualizada a ficha do aluno, com endereços/telefones de contato.

Os organizadores buscam atingir as metas estabelecidas que são: aumentar a frequência e constância na participação dos estudantes nas aulas; reduzir os índices de abandono escolar; elevar a realização de buscas ativas e a quantidade de estudantes com retorno às aulas e, consequentemente, a expectativa de aprendizagem e aprovação.

Como funciona

Todo estudante que falte 5 dias consecutivos ou, em até 2 meses, 7 dias alternados, sem justificativas, é incluído no Programa de Combate ao Abandono Escolar pelo Sistema Educacional da Rede de Proteção ? SERP.

As escolas fazem a busca desses estudantes, em contato e em reunião com os responsáveis. Se não obtêm sucesso, encaminham os casos para os órgãos de proteção dos direitos da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar. Se as medidas aplicadas pelo Conselho Tutelar não resultarem no retorno do estudante à escola, os casos são encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.