A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Câmeras de monitoramento serão instaladas em vários pontos da cidade


Por: Alex Fernandes França
Data: 22/11/2019
  • Compartilhar:

        A se iniciar pelos pontos considerados mais críticos, a cidade de Nova Esperança terá monitoramento por câmeras.  O objetivo é garantir mais segurança ao município, que nos últimos meses vem sofrendo com a ação de bandidos.

A Prefeitura de Nova Esperança, em parceria com a Polícia Militar, Conselho de Segurança, Associação Comercial e empresas privadas vai implantar diversas câmeras de segurança em pontos considerados críticos e estratégicos como forma de criar alternativas de segurança pública, integrando diversos setores e segmentos da sociedade que tem no monitoramento uma ferramenta importante no combate ao crime e elucidação dos casos que eventualmente ocorrerem.

De acordo com o prefeito Moacir Olivatti, já aconteceram várias reuniões cujo projeto é sonho antigo e já se estende desde meados de 2017. “Já consultamos outras cidades que possuem sistema semelhante em funcionamento, para tanto já foram realizadas visitações técnicas e o levantamento dos orçamentos”, ressaltou.

 Como forma de dar maior funcionalidade o meio encontrado para completar e ampliar a capacidade de monitoramento vai envolver, além do setor público, também as empresas privadas que desde então estão sendo convidadas a se juntar ao sistema de monitoramento que será integrado à 3ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Esperança. “Esta é uma forma encontrada pelo município no sentido de colaborar com a Segurança Pública, que ainda não foi viabilizada devido às condições financeiras e prioridades da administração tais como: reforma e ampliação de escolas, creches, Unidades de Saúde dentre outras. A partir de agora, com os ajustes e as obras em andamento nos diversos setores, podemos finalmente avançar, dando um passo adiante neste projeto tão importante para o município e há tempos demandado tanto pela nossa ordeira população quanto pelos órgãos de segurança que reconhecem o valor deste mecanismo”, frisou Olivatti.

De acordo com o prefeito, o sistema vai custar inicialmente R$300 mil fora as despesas de manutenção que ficará a cargo da prefeitura. O projeto já foi finalizado, o próximo passo será a licitação e aquisição dos equipamentos. “Acredito que no máximo em  120 dias o sistema esteja em funcionamento”, explicou.

O gestor afirmou também que os locais onde serão instaladas as câmeras são pontos estratégicos definidos pela Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Conselho de Segurança e Associação Comercial, parceiros do projeto.  De início serão entre 25 a 30 câmeras, disponibilizadas tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada.

Ainda segundo Olivatti a central que será instalada na sede da PM que fará o monitoramento da cidade 24 horas por dia. “A implantação do sistema vai somar ao trabalho das polícias. As câmeras de monitoramento irão coibir os bandidos de agirem no município e aqueles que por acaso cometerem crimes, serão mais facilmente identificados. O sistema conta com inteligência artificial no reconhecimento de rostos e placas de veículos”, ressaltou o prefeito.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.