A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Artesão mirim cria linha de bonecos feitos em feltro e encanta com seu talento


Por: Alex Fernandes França
Data: 28/08/2020
  • Compartilhar:

O artesanato vem transformando a vida do garoto Daniel Fernandes de Souza, de 12 anos, morador em Nova Esperança.  O artesanato se transformou em oportunidade de renda para a família.

Diz o sábio que oportunidades são dadas a cada um de nós indistintamente. Alguns as aproveitam e outros sequer as percebem.  As oportunidades na vida são comparadas ao cavalo que passa selado, às vezes apenas uma vez na vida e isso aconteceu com o pequeno Daniel Fernandes de Souza, de 12 anos, morador em Nova Esperança. Ele percebeu no artesanato uma grande oportunidade. Sua mãe, dona Rosália trabalhava com a renomada artesã Amanda Andronic, que morou temporariamente no município sendo uma expert na fabricação de mimos em feltro. 

Numa certa manhã aconteceu o encontro entre Daniel e a artista quando então o garoto acabou se encantando pelo belíssimo trabalho desenvolvido pela artista. Ao perceber o imediato interesse do garoto em aprender mais sobre a técnica utilizada, ela de imediato se prontificou em ensiná-lo “e então a magia aconteceu”, contou Daniel que complementou: “agarrei a oportunidade com as duas mãos e a partir de então comecei a praticar o que havia aprendido com minha professora”. 

Segundo a família o garoto enxergou neste trabalho um meio de canalizar suas tristezas e frustações pelos desencantos já vividos mesmo apesar da pouca idade e a morte prematura de seu pai, há cinco anos, vítima da doença de chagas, foram algumas das perdas que o destino lhe impôs.  A família mora em uma casa emprestada por um de seus tios sobrevivendo com muitas dificuldades e sem condições financeiras para comprar os materiais, porém nada foi capaz de impedir Daniel em desenvolver o aprendizado naquela transformadora manhã.  Batalhando muito para adquirir os materiais que necessita para a confecção dos personagens, a família encara os desafios que a vida vem impondo. 

A reportagem acompanhou Daniel na confecção de um dos múltiplos personagens sendo perceptível o bom gosto na combinação das cores, proporções e formatos: “tudo o que ele faz é com muito capricho e bom gosto”, revela a mãe.

O garoto, apoiado por sua mãe e irmã vê no trabalho que desenvolve a possibilidade se firmar como artesão, se especializar e futuramente ter sua própria loja, melhorando então sua vida e de toda sua família. Ele segue no objetivo de adquirir uma máquina de bordar da marca Brother, que custa em torno de R$6 mil. Ele mora na avenida Brasil, 1440 em Nova Esperança. Informações (44) 98464—1962


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.