A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Colégio Estadual destina 276 litros de óleo usado à Cooperativa de Catadores de Recicláveis, agregando renda e promovendo a sustentabilidade


Por: Alex Fernandes França
Data: 06/09/2023
  • Compartilhar:

Colégio São Vicente de Paula está promovendo Gincana Ecológica e Cultural com os alunos do ensino Fundamental, idealizada e executada pelo corpo docente e Grêmio Estudantil, em prol do Meio Ambiente e da Comunidade.

Representantes dos alunos do 8º ano B, uma das equipes líderes na coleta de óleo usado, ao lado das professoras Bruna Marques Duarte e Rosimara Albuquerque Mello, durante a entrega simbólica ao representante da Cocamare, Ronan Henrique Suriano Alves. “Unidos pela sustentabilidade e responsabilidade social”. A entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira (06), no Salão Nobre do Colégio – Fotos Alex Fernandes França/Jornal Noroeste

No espírito de conscientização ambiental e cidadania, o Colégio Estadual São Vicente de Paula, situado na cidade de Nova Esperança  realizou uma empolgante gincana que teve início no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho  e que se estendeu ao longo dos últimos meses. Esta iniciativa, que combinou diversão, educação e responsabilidade social, reuniu alunos, professores e a comunidade local em torno de questões ecológicas e culturais.

A gincana, que teve início com uma emocionante passeata até o Jardim Botânico da cidade, contou com a ilustre presença do prefeito Moacir Olivatti, que ministrou uma palestra inspiradora sobre a importância da preservação ambiental e o papel da comunidade na promoção do bem-estar comum.

A pauta da gincana foi cuidadosamente planejada para abordar questões ecológicas e culturais. Algumas das atividades realizadas incluíram:

Arrecadação de Materiais de Higiene para o Projeto ABdelas: Os alunos demonstraram seu compromisso social ao coletar materiais de higiene para o Projeto ABdelas, que ocorre na própria escola. Essa ação visou apoiar aqueles que mais precisam em nossa comunidade. O projeto ABdelas incentiva o autocuidado, empoderamento e sensibilidade feminina.

Coleta de Pilhas usadas: Os estudantes conscientes também se engajaram na coleta de pilhas usadas, contribuindo para a redução de resíduos tóxicos no meio ambiente.

Doação de Óleo usado: Uma das proezas mais notáveis da gincana foi a coleta de mais de 200 litros de óleo usado pelos alunos. Essa substância será entregue à Cocamare – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis – para a produção de sabão, gerando renda para as famílias cooperadas e promovendo a reciclagem de resíduos.

Provas criativas: Os estudantes também demonstraram suas habilidades criativas em provas de desenho com o tema do meio ambiente e em um desfile de moda com roupas feitas de materiais recicláveis. Essas atividades incentivaram a reutilização de materiais e a conscientização sobre o impacto ambiental da moda.

No passo seguinte dessa jornada de conscientização, está prevista uma culminância para a próxima semana. Será um evento repleto de brincadeiras entre os alunos, promovendo ainda mais o espírito de união e participação ativa na causa ambiental.

         Na tarde desta  quarta-feira (06) em um ato significativo, foram entregues ao secretário da Cocamare – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Esperança, Ronan Henrique Suriano Alves, cerca de 276 litros de óleo arrecadados durante a terceira prova da gincana. Esse gesto solidário destaca o compromisso dos alunos do Colégio São Vicente de Paula com a comunidade e com o meio ambiente.

Em um gesto de compromisso com a sustentabilidade e a comunidade, alunos do 6º ano A, liderados pelas professoras Bruna Marques Duarte, Rosimara Albuquerque Mello e Maria de Lourdes Polizelli Nonciboni, entregaram simbolicamente uma generosa doação de óleo usado ao representante da Cocamare, Ronan Henrique Suriano Alves. O ato solidário ocorreu com emoção e gratidão, no Salão Nobre do Colégio, em uma tarde memorável

A professora Bruna Marques Duarte falou sobre o Projeto, idealizado com as professoras Rosimara Albuquerque Mello, Gláucia Castro Palma e Ana Cecília Piala Soares, e que contou com a colaboração de todos os professores do Ensino Fundamental.  “O enfoque central dessa gincana não é apenas a conscientização ambiental, mas também o impacto social positivo gerado pelo projeto. A doação do óleo usado à Cocamare é um exemplo concreto de como a escola está contribuindo para a renda das famílias cooperadas, enquanto simultaneamente promove a reciclagem e a redução do impacto ambiental”, explicou Bruna.

Desfile com roupa de materiais recicláveis - Fotos divulgação

O Colégio Estadual São Vicente de Paula mais uma vez demonstra seu compromisso com a educação cidadã, inspirando os jovens a serem agentes de mudança em prol de um mundo mais sustentável e justo. Essa gincana é um exemplo brilhante de como a educação pode ser transformadora e benéfica para a comunidade em que está inserida.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.