A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Polícia Ambiental prende dois homens por pesca ilegal durante a Piracema


Por: Alex Fernandes França
Data: 05/02/2025
  • Compartilhar:

Em operação de fiscalização, a Polícia Ambiental prendeu dois homens por pesca ilegal próximo à barragem da Usina Hidrelétrica. A ação reforça o combate a crimes ambientais durante o período de reprodução dos peixes, entre outubro e março – Fotos Polícia Ambiental

Na noite desta terça-feira (04), a Polícia Militar Ambiental, em ação integrada à Operação Verão, prendeu em flagrante dois homens por pesca ilegal na Estação Ecológica do Caiuá, localizada nas proximidades da barragem da Usina Hidrelétrica, no município de Diamante do Norte, a 117 quilômetros de Nova Esperança (PR). A ação foi motivada por uma denúncia anônima que alertou sobre a prática de pesca irregular no local.

Por volta das 23h, após uma incursão nas matas às margens do rio, os policiais ambientais encontraram os dois infratores pescando a apenas 110 metros da barragem da usina. No local, foram apreendidos cinco peixes da espécie Dourado, totalizando 14,1 kg, além de duas varas de pesca. A pesca do Dourado é proibida durante o período da Piracema, que é a época de reprodução dos peixes, além de ser vedada a menos de mil metros de barragens.

Cinco peixes da espécie Dourado, totalizando 14,1 kg, foram apreendidos durante a ação da Polícia Ambiental

Os dois homens foram presos em flagrante por desrespeitarem as normas ambientais, incluindo a pesca em local proibido, em período proibido (Piracema) e de espécie protegida. Eles foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Nova Londrina, onde foram autuados administrativamente. No total, foram lavrados seis autos de infração ambiental, somando R$ 18 mil em multas. As varas de pesca e o pescado apreendido foram encaminhados para análise e destinação adequada.

A Piracema, que ocorre anualmente entre outubro e março, é um período fundamental para a preservação da fauna aquática, pois garante a reprodução das espécies. A pesca nessa época é restrita e sujeita a rigorosas normas para evitar impactos negativos ao ecossistema. A Polícia Ambiental reforça a importância de denúncias para coibir práticas ilegais e proteger o meio ambiente.

A identidade dos infratores não foi divulgada pela Polícia Ambiental. A operação segue em andamento com o objetivo de fiscalizar e combater crimes ambientais na região.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.