A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Prefeitura de Maringá convida população a conhecer a história do Parque do Ingá, que completou 50 anos recentemente


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 11/02/2022
  • Compartilhar:

Você conhece a sua história? E a história da sua cidade, ou dos locais que você frequenta? A Prefeitura de Maringá, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Secretaria de Cultura, está com inscrições abertas para a "Volta Histórica no Parque do Ingá", um convite ao público para conhecer sobre os 50 anos de história de um dos maiores patrimônios da cidade.

Estátua de Adriano Valente, o prefeito que fundou o Parque do Ingá em 1991

 

"Será uma ação de educação patrimonial, para que os maringaenses entendam o valor histórico e cultural que o parque tem para a cidade. Apresentaremos uma linha do tempo junto dos detalhes históricos que compõem o parque, como a Maria Fumaça e a estátua de Adriano Valente", explica Edson Luiz Pereira, gerente de Patrimônio Histórico.

A ação será no dia 19 de fevereiro, um sábado, com início às 9 horas. A organização orienta que os participantes cheguem com 15 minutos de antecedência no portão principal do Parque do Ingá, usem roupas/calçados confortáveis e levem água. Para se inscrever, clique aqui.

VALOR HISTÓRICO - O Parque do Ingá, concebido originalmente como reserva de mata nativa dentro do plano urbanístico de Maringá, em 1945, tornou-se parque em 1971, na gestão do prefeito Adriano Valente. A ideia norteadora dessa transformação foi a de oferecer ao povo carente de Maringá uma opção de lazer e entretenimento, pois ele não possuía condições materiais de frequentar clubes sociais.

Além do aspecto socioeconômico, outro elemento que motivou a criação do Parque do Ingá foi a oportunidade de replicar um pouco as condições físico-ambientais encontradas em Maringá na sua fase pioneira, como exemplo: a fauna e a flora, os caminhos primitivos, o trem original, entre outros itens.

O alcance e a importância do Parque do Ingá foram muito mais adiante com o passar do tempo, ocupando áreas do conhecimento humano, como: turismo, esporte, paisagismo, religião, história, segurança, urbanismo e educação, sem contar o território afetivo que contagia pelo menos três gerações de maringaenses. Assessoria de Imprensa

*sob supervisão de Wilame Prado

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.