A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Mau comportamento ou comunicação?


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 07/07/2020
  • Compartilhar:

Educar não é fácil, ainda mais quando estamos imersos em tantas atividades e responsabilidades, muitas vezes deixamos de perceber o que nossos filhos estão tentando nos dizer e só reparamos quando surgem os comportamentos julgados como “maus”. O seu filho, seja ele criança ou adolescente, irá buscar uma forma de ser ouvido. A criança muitas vezes utiliza o comportamento para se expressar, pois na infância pode possuir poucos recursos ou, até mesmo, pode não entender o que está se passando por conta da sua imaturidade cerebral, entrando assim em descontrole. Já o adolescente muitas vezes busca no comportamento uma maneira de se expressar, quando sente que não está sendo ouvido ou visto. Tudo que seu filho quer é ser visto e aceito como é.

Na ânsia de que os filhos sejam melhores, os pais estão sempre exigindo mudanças e com isso acabam colocando suas expectativas sobre eles. Não estou dizendo que buscar que o filho seja alguém melhor é errado, mas sim a forma que os pais tentam fazer isso que gera muitos conflitos, pois nesse momento muitas vezes as opiniões e os desejos não são respeitados. É possível guiar o filho para um caminho melhor que o seu sem que seja necessário o submeter aos seus ideais e expectativas, basta tentar ouvir o que eles têm a dizer, sem julgamentos, com a mente aberta, quando eles se sentem ouvidos e respeitados costumam ouvir mais e aceitar a visão dos pais. Mas quando não podem se expressar verbalmente de forma livre, vão encontrar alternativas para que sua voz seja ouvida, seja pelo grito ou pelo comportamento.

Na grande maioria das vezes quando uma criança se comporta “mau” ela está tentando nos mostrar algo que não fomos capazes de perceber, seja porque está passando por uma fase do desenvolvimento, que tem algo a incomodando, que não se sente vista ou ouvida, que está precisando de ajuda e apoio, até mesmo pode estar dizendo que precisa ser criança livre de julgamentos. No caso do adolescente há uma necessidade de expressar sua opinião, de se opor e mostrar sua individualidade. Tem dificuldade de entender o ponto de vista dos outros quando não tem o seu próprio ponto de vista aceito. 

Nos dois casos não devemos olhar para esses comportamentos como uma afronta, se você se sente desrespeitado busque observar se tem respeitado seu filho, seja ele criança ou adolescente, já falamos diversas vezes aqui que a educação é formada pelo exemplo e podemos usar aqui aquela frase “respeito gera respeito”, seu filho não irá te respeitar se não sentir que também é, as nossas relações familiares são um espelho, seus filhos irão agir como você. 

Nesse momento você pode estar pensando que isso não é verdade já que você “dá tudo” para o seu filho e mesmo assim ele não te respeita. Deixa eu te contar uma coisa, dar tudo também é uma forma de desrespeitar, tiramos o direito de lutar pelo que quer e entregamos sem nenhum esforço ou quando se deixa o filho fazer tudo que quer, sem estabelecer limites, muitas crianças e adolescentes, se comportam “mal” na busca de um limite, na busca de se sentir amparado e cuidado.

Por isso te convido aqui a olhar de verdade para seu filho e mostrar-se disponível para ouvi-lo. Eu sei que isso pode ser muito difícil de aceitar, mas te garanto que é o melhor caminho e para iniciar esse processo diga ao seu filho: “Sinto muito, percebo que não tenho te ouvido como gostaria, muitas vezes não dou espaço de fala e estou sempre julgando sua opinião, mas gostaria de mudar isso, a partir de agora quero ouvir o que tem a dizer, sem julgamentos, vamos juntos refletir sobre as decisões, vou continuar cuidando de você, mas gostaria que você me ajudasse para trilharmos um caminho melhor. Eu te amo. ” 

Quando nos colocamos a disposição fica muito mais fácil se comunicar e estabelecer uma comunicação mais amigável, sem tantos conflitos. Pense em você, quando no seu trabalho não te ouvem e ignoram sua opinião, como se sente? 

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.