A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Dar colo ou deixar chorar?


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 02/07/2019
  • Compartilhar:

“Deixa chorar, se der colo vai ficar mimado”

“Tem que aprender a ser independente desde cedo”

“Se der colo, vai deixar mal-acostumado”

Os bebês, passam 9 meses em um lugar acolhedor e quentinho, quando nascem são seres que se guiam mais pelas sensações do que pelo racional. É por isso que em seus primeiros meses o colo é fundamental e será extremamente importante para seu desenvolvimento.

Quando o bebê chora, esta dizendo que algo não está bem, e se o choro não for atendido o bebê crescerá como uma criança desconfiada de todos, com autoestima baixa, com um vazio interior, que prefere se isolar, com dificuldades de controlar suas emoções, mais ansiosa, teimosa e menos cooperativa. O choro funciona como um alerta automático, é perturbador o suficiente para chamar a atenção, mas não tão alto a ponto de ser insuportável e evolui junto com a prática. O que significa que após um tempo, os pais conseguem identificar a razão do choro e ajudar o bebê. Assim, o choro torna-se um importante meio de criação de vínculo e confiança e não só uma forma de comunicação do bebê.

O colo proporciona ao bebê diversos benefícios: 

- Estimula o cérebro do bebê: o contato de pele a pele com os pais estimula a sensibilidade, segurança e facilidade na interação com pessoas. 

- Deixa a criança mais segura: o que é importante para o desenvolvimento de uma criança, sentir-se acolhida pelos pais, por isso ter o colo sempre que solicitado oferece sensação de segurança, além de muito prazer. 

- Fortalece os vínculos: o colo além de ajudar a controlar a temperatura corporal, fortalece vínculos entre os pais e o bebê. 

- O colo por oferecer uma troca de temperatura corporal, proporciona alívio dos sintomas das cólicas.

- Tem efeito anestésico: realmente o colo é um dos melhores lugares do mundo, e se for colo de pai e mãe melhor ainda. Claro que é psicológico, mas colo tem efeito de remédio anestésico e oferece calmaria e até cura de algumas dores.

Não importa a idade que tenha, colo é sempre gostoso e acolhedor e nunca será demais. Dar colo jamais será a causa de crianças sem limites e dependentes. Não confunda dar amor e segurança com permissividade. Para saber quando dar colo siga seu coração e sua intuição. 

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.