A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Enquete revela que 62% apoiam a reabertura das salas de Cinema


Por: Alex Fernandes França
Data: 15/10/2020
  • Compartilhar:

Promovida pelo site www.jornalnoroeste.com , enquete revelou que a maioria quer a reabertura dos Cinemas. Dos municípios da região, apenas Paranavaí retomou as exibições dentro de protocolos anti Covid-19.

 

            No início de 2020 o mundo se viu envolto na Pandemia Covid 19 que provocou mudanças consideráveis em praticamente todos os ramos de atividades. Os vários mercados tiveram que se adaptar às recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) de higiene e prevenção contra a proliferação do novo Coronavírus.

O distanciamento social gerou impacto imediato nas indústrias de entretenimento. Estúdios tiveram que paralisar suas gravações, adiando a estreia de filmes e séries, a maioria muito aguardada pelo público. Só para se ter uma ideia, com todo mundo em casa, as bilheterias dos Estados Unidos registraram os números mais baixos dos últimos 20 anos, enquanto no Brasil mais de 500 salas fecharam as portas e as redes de cinema não receberam nenhuma estreia pela primeira vez na história do país.

Enquanto isso disparou o número de assinaturas em plataformas de streaming e de vídeo sob demanda.  Segundo informou o site canaltech.com.br, não foram só as estreias afetadas: o fechamento dos cinemas resultou no adiamento de todo o calendário da temporada de premiações e forçou o Oscar a flexibilizar suas regras para a cerimônia de 2021. Além de ter sua data modificada para 25 de abril, pela primeira vez a premiação permitirá a participação de filmes que só foram lançados no streaming.

Levantamento realizado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) registrou uma queda de 70% na bilheteria nacional se comparado ao mesmo período de 2019. Mesmo que não seja possível recuperar esse dado, as redes já estão se preparando para reabrir as salas e tentar reverter esse quadro tão negativo seguindo todas as recomendações de segurança e higiene da OMS.

Pesquisa realizada em todas as regiões do país mostrou que 66% das pessoas têm a intenção de participar de ao menos uma atividade cultural, após a flexibilização das medidas de restrição impostas devido à pandemia de covid-19. No entanto, entre aquelas que pretendem fazer as atividades, 46% ainda não se sentem seguros em realizá-las. Os dados são da pesquisa “Hábitos culturais pós-pandemia e reabertura das atividades culturais”, realizada em conjunto pelo Itaú Cultural e Datafolha.

      Segundo a pesquisa, em questionamento de múltipla escolha, o cinema é apontado por 44% dos indivíduos como atividade a ser realizada na retomada da agenda cultural, 40% manifestaram interesse em shows, 38% em atividades infantis, 36% apontaram bibliotecas, mesmo percentual indicado para centros culturais. Teatro ficou com 30%, seguido por museus (29%), dança (29%), circo (29%) e saraus (25%).


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.