A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


TEMPORAL: Chuva e vento provocam estragos em Paranavaí


Por: Diário do Noroeste
Data: 19/12/2018
  • Compartilhar:

Uma chuva intensa, de curta duração e acompanhada por rajadas de vento de até 77,4 km por hora, provocou estragos em Paranavaí na tarde de ontem. Balanço preliminar indica que pelo menos nove árvores caíram em diversos pontos da cidade, atingindo a rede da Copel, interrompendo o fornecimento de energia elétrica em cerca de um terço das ligações residenciais e comerciais. O corpo de Bombeiros confirmou alguns serviços de emergência. Uma árvore caiu sobre a pista de rolamento na PR-218, entre Paranavaí e Graciosa. 

Também na cidade alguns pontos exigiram atenção especial. Foram registradas quedas na Avenida Parigot de Souza, Avenida Tancredo Neves, além de casos nas regiões do Jardim Ipê e Santos Dumont e área central.  Também houve duas solicitações por princípio de incêndio, provavelmente curto-circuito na rede de energia. Ainda no perímetro urbano, algumas pessoas pediram lonas ao Corpo de Bombeiros por conta de telhas quebras por galhos. Alguns alagamentos, por causa de calhas entupidas ou que não suportaram a vasão, igualmente foram registrados. Os bombeiros confirmam à reportagem do Diário do Noroeste o recebimento de uma série de solicitações por conta de pequenos serviços. O trabalho ontem à tarde foi feito de forma emergencial pelos bombeiros e também pelo município e através de empresa terceirizada.

A Copel confirmou que os chamados troncos (redes principais) foram desligados por conta da queda de galhos. Algumas redes foram afetadas, provocando a interrupção do abastecimento por até três horas. Isto ocorre porque sempre que há desligamentos é preciso que as equipes verifiquem todo o sistema, evitando qualquer problema futuro. A chuva aconteceu entre 14h e 14h30. Até 18h parte das áreas afetadas continuavam sem abastecimento, mas, grande parte estava restabelecida. 


EXPLICANDO - O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que foram registrados 33,6 milímetros de chuva em cerca de meia hora. Apenas nos últimos 15 minutos foram 19,4 milímetros. O vento foi forte em vários locais, apresentando rajadas de até 77,4 km/8. O Simepar confirma que havia previsão de temporais para a região e que a situação de ontem foi uma combinação de altas temperaturas e umidade, típicas de verão.  

HISTÓRICO - O ano tem sido marcado por alguns temporais em Paranavaí. No dia 18 de outubro, por exemplo, houve ventos de até 100 km por hora. Naquela ocasião, mais de 50 árvores foram derrubadas e pelo menos 33 casas parcialmente destelhadas. Também 20 mil pontos ficaram sem energia elétrica e o trabalho de normalização durou quatro dias.  No dia 30 de outubro novamente uma ventania atingiu a cidade com velocidade de até 81 km por hora. Mais uma vez houve algumas quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia por causa de galhos.

Temporal prejudica abastecimento de água em bairros de Paranavaí

O temporal que atingiu Paranavaí na tarde de ontem paralisou a Estação de tratamento de Água da cidade. O abastecimento estava prejudicado nos bairros Santos Dumont, Ipê, jardim das Palmeiras, Monte Cristo, Ibirapuera, jardim América, Farropilha, Canadá, Campo Belo São Jorge, Jequitibá , Coloninha, Matarazzo, São Vicente, Progresso, Paulista e parte do Jardim Maringá. Segundo a Sanepar, outros bairros ainda poderiam ser afetados.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.