A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Produção de máscaras gera renda extra para diversas empresas familiares


Por: Alex Fernandes França
Data: 17/04/2020
  • Compartilhar:

Em Nova Esperança o seguimento se aqueceu nas últimas semanas e a demanda cresce diariamente. Recentemente o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou à população o uso de máscaras de pano como outra forma de proteção contra a Covid-19. 

Vem crescendo nos últimos dias a produção de máscaras “caseiras”. Algumas por voluntários que visam à doação, outras por famílias e empresários que viram à oportunidade de complementar a renda familiar.   Vários empresários começaram a produzir máscaras e a procura por estes materiais tem sido intensa. Segundo Wellington Costa Delai, da Madine Jeans, nas duas últimas semanas a empresa já confeccionou mais de 15 mil máscaras, feitas em TNT (Tecido Não Tecido) e a demanda cresce a cada dia. “Intensificamos nossa produção e temos recebido pedidos de toda a nossa região”, explicou. 

Fato é que em tempos de Pandemia da Covid-19, muitas pessoas estão aproveitando suas habilidades para passar o tempo de isolamento e garantir o sustento de suas famílias. As peças têm se tornado opção de compra, já que as cirúrgicas estão em falta. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou à população o uso de máscaras de pano como outra forma de proteção contra a Covid-19. A máscara, entretanto, é uma proteção adicional. Para interromper o ciclo de disseminação do vírus, é importante seguir as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização das mãos. 

Morte por Covid-19

Na última terça-feira, a vizinha cidade de Paranavaí registrou a primeira morte pelo Covid-19. Uma mulher de 40 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do setor exclusivo para pacientes com suspeita de covid-19 da Santa Casa de Paranavaí, desde o dia 7 de abril acabou vindo a óbito. A situação colocou em alerta a população acerca da gravidade que representa a evolução da pandemia. A vítima trabalhava em uma grande empresa da cidade onde, até o momento, outras três pessoas tiveram confirmação da doença.   

O site www.jornalnoroeste.com promoveu esta semana uma enquete para ouvir a opinião da população acerca dos cuidados preventivos que devem ser adotados como forma de frear a propagação do novo Coronavírus.  80% dos participantes revelaram o desejo de que o uso de máscaras fosse obrigatório. 12% se manifestaram contrariamente à determinação enquanto 8% dos internautas marcaram a opção “usa quem quiser”. Ao todo Nova Esperança contabiliza 133 casos notificados, sendo que destes 59 já foram encerrados, 73 suspeitos com orientação em isolamento domiciliar, 01 confirmado e nenhum internamento. No decorrer da semana, diversos municípios do Paraná e de outros estados emitiram decretos acerca da obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais ou durante a circulação em vias públicas.

Serviço:

Madine Jeans – máscaras

Telefone (44) 99730-7918

Nova Esperança

Como usar

O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares e amigos. A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança acima das orelhas e abaixo da nuca, para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la, não fique ajustando a máscara na rua. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Troque a máscara a cada duas horas ou sempre que apresentar sujeira ou umidade.

Em casa, remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente. Lave as máscaras usadas em diluição de água e água sanitária. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável. Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois lave com água e sabão. Evite torcer a máscara com força e deixe a secar e passe com ferro quente. Guarde em um recipiente fechado.

É importante lembrar que o uso de máscaras não elimina os demais cuidados de prevenção como higiene correta das mãos.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.