Curta-metragem de terror estreia em Maringá com cinco exibições gratuitas
O curta-metragem “Sonância”, com roteiro de Dayhara Martins e direção de Gabi Soares e Nicholas Emmanuel, estreia em Maringá no dia 29 de agosto, às 19h30, na Coletiva Mostra Multicultural. Em seguida, serão realizadas mais quatro exibições nos dias 6 e 13 de setembro, com duas sessões por dia (às 19h e às 20h), no CAC Márcia Costa, todas com entrada gratuita.
Viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, o projeto surgiu de uma conversa de bar entre amigos que, inspirados em uma situação real para a qual imaginaram possíveis desfechos, conceberam um curta que se passa em Maringá e conta a história de três amigos que vão a um bar, onde descobrem a presença de um serial killer.
“Desde criança, eu sempre fui muito fã de filmes de terror. Era um passatempo meu e da minha mãe, que também sempre gostou. Quando eu era adolecente, quis trabalhar com audiovisual e tinha a meta de um dia fazer a direção de um curta de terror. Após alguns anos inserida no audiovisual, principalmente como editora de vídeo, pensei que era a hora de arriscar e inscrever algum projeto. Além disso, esse gênero foi abordado poucas vezes na cidade”, conta uma das diretoras do projeto, Gabi Soares.
O roteiro foi desenvolvido por Dayhara Martins e tem no elenco os atores Bárbara Bittencourt (Ma), Gabriel Valarini (Gilberto), Pedro Daniel (Antônio) e Vinicius de Brito (Pedro). A equipe conta, ainda, com a direção de fotografia de Matheus Juvencio e Gabi Soares, direção de arte de Guilherme Veneral e trilha sonora original composta por Nicholas Emmanuel. Foram cinco meses de pré-produção, um dia de filmagem e quatro meses de pós-produção. Quase 30 pessoas integraram a equipe, todas da cidade de Maringá, onde o curta também foi gravado com o orçamento total de R$ 35 mil.
“Tudo foi filmado em apenas uma diária e esse foi o nosso maior desafio. Foi super cansativo, mas foi o jeito que achamos de aproveitar melhor o orçamento. A pré-produção bem elaborada foi fundamental para que a gente conseguisse esse resultado”, explica o outro diretor, Nicholas Emmanuel. O curta foi gravado em um bar no centro da cidade, reservado exclusivamente para a produção.
A sinopse explica que, após conseguir a vaga de emprego de seus sonhos, Ma resolve ir a um bar para comemorar com seus amigos, Antônio e Pedro. Chegando lá, se depara com o dono do bar, Gilberto, uma figura intimidadora que tem um passatempo aterrorizante. Em meio a músicas na jukebox e bebedeiras, o destino deles é traçado por Gilberto, enquanto laços de amizade são testados. A classificação indicativa é de 12 anos.
Ficha Técnica:
Direção: Gabi Soares e Nicholas Emmanuel
Roteiro: Dayhara Martins
Assistente de direção: Ariadine Gomes
Direção de fotografia: Matheus Juvencio e Gabi Soares
Operação de Câmera: Matheus Juvencio
Assistente de câmera: Max Miranda
Produção executiva: Isadora Yalodê, Laís Guelis, Gabi Soares e Nicholas Emmanuel
Assistente de Produção: Felipe Augusto
Direção de arte: Guilherme Veneral
Produção de arte: Guilherme Veneral
Assistente de produção de arte: Bruno Nishijima
Gaffer: Bulga
Elétrica: O Ark
Assistente de elétrica: João Pedro Jacomin
Som direto: Adilson Filho e Renan Moreira
Casting e preparação de elenco: Bianca Cristina
Maquiagem e caracterização: Eloise Gonçalves
Still: Afonso Coutinho
Edição: Gabi Soares
Trilha sonora original e mix de áudio: Nicholas Emmanuel
Identidade Visual: Sidnei Puziol
Gestor de tráfego pago: Fernando Souza (Maringaense Cultural)
Assessoria de Imprensa: Rachel Coelho (2 Coelhos Comunicação e Cultura) Elenco: Bárbara Bittencourt, Gabriel Valarini, Pedro Daniel e Vinicius de Brito
Serviço:
Exibições do curta-metragem “Sonância”
Dia 29/08 (quinta) às 19h30 na Coletiva Mostra Multicultural
Dias 06/09 (sexta) e 13/09 (sexta) no CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514, Centro) com exibição às 19h e às 20h nos dois dias.
Classificação: 12 anos
Duração: 17 minutos
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020
Prêmio Aniceto Matti