A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Colunista Felipe Figueira lança seu novo livro


Por: Alex Fernandes França
Data: 29/06/2023
  • Compartilhar:

Figueira é um colunista de destaque do Jornal Noroeste e sua coluna, Travessias, tem conquistado leitores assíduos que apreciam sua visão crítica e analítica sobre os desafios e transformações no âmbito da educação. Diário de um Docente: 2019-2021 traz relatos e reflexões importantes acerca da educação.

(Foto: José Antônio Costa) Reconhecido por suas análises e perspicácia ao abordar temas ligados ao cotidiano, Felipe Figueira é o titular da Coluna Travessias, que é publicada regularmente no Jornal Noroeste. Ele visitou a redação do JN, na última terça-feira (28) para divulgar a obra

        O renomado colunista do Jornal Noroeste, Felipe Figueira, conhecido por sua coluna "Travessias", surpreende mais uma vez com o lançamento de seu novo livro intitulado "Diário de um Docente: 2019-2021". Com uma trajetória consolidada no universo da escrita e na área educacional, Figueira traz relatos e reflexões sobre sua experiência como docente durante um período desafiador e transformador.

         Por meio de seus artigos publicados semanalmente no Jornal Noroeste, Felipe Figueira sempre demonstrou um olhar sensível e crítico sobre os temas relacionados à educação e sociedade. Sua escrita envolvente e perspicaz conquistou leitores ávidos por reflexões profundas e debates acerca dos desafios enfrentados pelos profissionais da área.

Na apresentação do livro, Felipe explica que a obra foi concebida pelo seguinte desafio: “Por que você, professor, não escreve um diário sobre a docência”. Neste sentido, o autor comenta: “instigado por essa proposta, comecei a relatar o meu dia a dia de professor desde 16 de dezembro de 2019 até 30 de abril de 2021, quando se encerrou o ano letivo de 2020, no Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Paranavaí. Porém, quando eu iniciei as primeiras linhas, mal eu imaginava o que viria a ser 2020 e que a docência receberia um duro golpe. Veio a pandemia de Covid-19 e, de repente, me vi enquanto um professor sem alunos. Mas, para a minha felicidade e felicidade da educação com um todo, imediatamente nós, professores, nos reinventamos e a docência seguiu a todo vapor. É claro, que com as aulas presenciais suspensas a dinâmica do ensino se alterou, todavia, e talvez por isso. O meu diário ficou mais interessante. Sem imaginar – quando comecei a escrever o diário -, eu acabaria por relatar em detalhes um peculiar período da existência sob a ótica da docência”.

A obra

"Diário de um Docente: 2019-2021" é uma obra que transcende as páginas de um simples livro. Com base em seu trabalho como professor, Figueira mergulha nas realidades enfrentadas por educadores e alunos em meio a mudanças políticas, sociais e tecnológicas, bem como todo a readaptação na dinâmica escolar.

O livro apresenta uma coletânea de crônicas, relatos e análises pessoais, permitindo ao leitor uma visão privilegiada das experiências vividas por Figueira. Ao longo das páginas, ele aborda desde os desafios cotidianos até questões envolvendo as aulas remotas e os impactos da pandemia de COVID-19 no ambiente escolar.

"O livro nasceu da necessidade de compartilhar não apenas as dificuldades enfrentadas, mas também as pequenas vitórias e os momentos de inspiração que vivi como professor”, frisou o jovem escritor.

O Jornal Noroeste enaltece a trajetória de Felipe Figueira como colunista e autor, reconhecendo sua contribuição significativa para o jornalismo e para o campo educacional. A publicação de "Diário de um Docente: 2019-2021" é mais um marco em sua carreira brilhante, reforçando sua posição como uma voz influente e respeitada no debate sobre educação.

Sobre o autor

Colunista do Jornal Noroeste, Felipe Figueira é historiador e pedagogo. Possui doutorado em Educação pela Unesp de Marília e pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É professor no Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí. Já viajou por mais de 20 países e é autor dos livros: “Nietzsche e o eruditismo”, “Entre médicos e imigrantes” e “Travessias”.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.