Colunista do Jornal Noroeste, Felipe Figueira lança seu 7º livro intitulado "Sossélla Sobra Silfos"
Em visita à redação do JN, Figueira disse que a obra homenageia o saudoso Poeta paranavaiense, Sérgio Rubens Sossélla, que faleceu em 2003.
O renomado colunista do Jornal Noroeste, Felipe Figueira, conhecido por sua coluna "Travessias", surpreende mais uma vez ao lançar seu sétimo livro, intitulado "Sossélla Sobra Silfos". A obra é uma homenagem ao poeta paranavaiense Sérgio Rubens Sossélla, autor de aproximadamente 400 livros, e marca um tributo literário a uma figura marcante para Figueira.
O autor, que esteve na redação do Jornal Noroeste para divulgar a obra, contou que a inspiração para o livro surgiu do profundo apreço que nutre pela obra de Sossélla, poeta e magistrado natural de Curitiba, mas que morou por muitos anos em Paranavaí. A conexão entre Figueira e Sossélla teve início em 2003, por intermédio do professor Sebastião Soares de Castro, durante a época da Fundação Bradesco. Infelizmente, o encontro pessoal com Sossélla não foi possível, pois o poeta faleceu no mesmo ano, mas sua voz ecoa até hoje nas obras que deixou para trás.
"O título do meu sétimo livro, 'Sossélla Sobra Silfos', é uma referência ao fato de que Sossélla é uma fonte constante de inspiração para mim", compartilhou Figueira. Ele ressalta que, para compor a obra, leu cerca de 30 livros do poeta, relendo a maioria deles. Ao finalizar o trabalho, desafiando-se intelectualmente desde 2010, Figueira presenteou a família de Sossélla com o resultado, recebendo em troca aproximadamente 150 livros inéditos do poeta.
Admirador declarado de Sossélla, Figueira recorda que há uma década se propôs a escrever sobre o poeta, sem decidir inicialmente se seria uma abordagem acadêmica ou poética. O resultado desse esforço intelectual é "Sossélla Sobra Silfos", que apresenta quase 100 poemas em forma de homenagem.
Durante o processo de escrita, Figueira mergulhou nos temas que Sossélla apreciava, escrevendo sob a influência do mesmo estilo conciso que caracteriza a obra do poeta. Para o autor, homenagear uma personalidade tão marcante é uma maneira de eternizar sua presença na história e inspirar as novas gerações.
O livro já está disponível para venda no site da editora Telucazu Edições, sediada em São Paulo, responsável pela publicação de "Sossélla Sobra Silfos". A obra promete cativar leitores com sua homenagem emocionante e aprofundada ao legado de Sérgio Rubens Sossélla.
Compre pelo site da editora: CLIQUE AQUI
Sobre o autor:
Felipe Figueira, além de colunista do Jornal Noroeste, é historiador e pedagogo. Possui doutorado em Educação pela Unesp de Marília e pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é professor no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí. Com uma extensa bagagem internacional, tendo viajado por mais de 20 países, Figueira é autor de obras notáveis, como "Nietzsche e o Eruditismo", "Entre Médicos e Imigrantes" e "Travessias" dentre outras. Seu novo livro, "Sossélla Sobra Silfos", representa mais um capítulo brilhante em sua carreira literária.