A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Marketing pessoal e as interações digitais


Por: Samia Tozzo
Data: 29/11/2021
  • Compartilhar:

Atualmente, quando se fala em Marketing, deve-se ter ciência de como seu cenário está em constante mudança e como os profissionais precisam estar cada vez mais atentos e sensíveis às necessidades e desejos dos consumidores. As campanhas de marketing já não são mais tão responsáveis por influenciar os consumidores ao consumo. Na verdade, os bens de necessidade já não são mais o foco das campanhas das empresas, mas os bens de desejo. A ostentação, a imagem, o status. Para isso, uma ocupação tem tomado espaço, principalmente no meio digital: os influenciadores.

            Os influenciadores, ditos digitais influencers nas redes sociais, nem sempre são pessoas que já eram famosas, mas pessoas que conquistaram com seu comportamento e imagem um grande número de seguidores que de alguma forma se identificam com sua personalidade. Essas pessoas se auto promovem através de suas redes sociais compartilhando com o público sua rotina (seu café da manhã, atividades físicas, as roupas que usam, seus momentos de lazer...) e tem sido cada vez mais alvo de empresas para suas campanhas.

            O Marketing pessoal é a principal ferramenta utilizada pelos digitais influencers, mesmo que sem querer ou sem ter o conhecimento necessário. O influenciador percebe a necessidade de identificação que o publico tem para que se sinta pertencido de alguma forma a algum grupo – geralmente com costumes e gostos de celebridades. O influenciador não faz apenas propagandas. Ele usa, mostra como usar, dá seu feedback ali em tempo real e, também, faz suas críticas. Porém, é necessário que o influenciador busque um conhecimento a respeito do marketing pessoal e suas estratégias, visto que estamos vivendo também uma sociedade com a política do “cancelamento” onde uma atitude não pensada pode negativar a imagem das pessoas. O tempo em que a internet era “terra de ninguém” passou e os internautas estão cada vez mais atentos a cada passo de pessoas públicas no meio digital. Assuntos relacionados principalmente à política tem sido os principais alvos dos “cancelamentos” e podem por em jogo, inclusive, carreiras, como foi o caso do jogador de vôlei Maurício Souza após criticar a linguagem neutra, a mudança da sexualidade em personagens de filmes e a participação de atletas transgêneros nos esportes. Com a repercussão, o atleta foi afastado do clube em que atuava, precisou fazer uma retratação pública e ainda pagar uma multa.

 

Samia Tozzo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.