Pingos e Respingos
Opinião do Blog
Bolsonaro, filhos e aliados passaram anos criticando a CPMF e agora querem recriá-la
A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, também chamada de CPMF, foi criada em 1996 e foi extinta em 2007. Era um imposto cobrado por todas as movimentações financeiras bancárias por pessoa física e jurídica. Por exemplo: você recebia o seu salário pelo banco, além de todos os descontos que você já tinha, teria que pagar também para retirar o seu dinheiro do banco. Transferências bancárias, saques e depósitos você pagaria para um X por cento ao governo para realizar estas operações. O presidente Bolsonaro, quando deputado federal, cansou de dizer que era contra tal cobrança pois o dinheiro arrecadado seria dividido com Cuba. Os filhos de Bolsonaro, correligionários, o atual ministro e ex-deputado federal Onyx Lorenzoni, cansaram de usar as redes sociais, antes das eleições (evidentemente), fazendo críticas duríssimas a CPMF, este imposto imoral que o governo cobrava. Em 2018, quando candidato, Bolsonaro chamou de "mentiroso e irresponsável" que seu governo recriaria a CPMF. "Menos impostos é o meu lema para a economia brasileira", afirmou Bolsonaro naquela oportunidade. Como é difícil acreditar no político brasileiro, seja o presidente ou não, a CPMF será recriada por Bolsonaro com a reforma tributária comandada por Paulo Guedes. Aliás, Guedes vem afirmando que a CPMF será criada com a alíquota de 0,2 a 1%. O que você acha disso?
Adolescentes que comem muito fast food tem maior risco de depressão
Neste Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio, um novo estudo sugere que uma dieta à base de fast food, poucas frutas e vegetais, são sintomas de depressão em adolescentes. Em estudo publicado no jornal científico Physiological Reports, observou que 75 estudantes do ensino médio no Alabama, Estados Unidos, em trabalho feito pelos pesquisadores americanos da Universidade do Alabama, acompanharam adolescentes por um ano e meio e viram uma relação entre o alto consumo de alimentos ricos em sódio e pobre em potássio e a depressão. Os referidos pesquisadores compararam os sintomas da depressão com os níveis de consumo de alta taxa de sódio e pouco potássio medidos por teste na urina por cerca de uma ano e meio. Foi ai que eles descobriram que tais adolescentes que consumiam grande quantidade de sódio e pouco potássio em alimentos, mesmo ajustando os fatores idades, níveis de hormônios e índice de massa corporal. A intervenção na dieta alimentar melhorou a saúde mental do adolescente. A explicação para a depressão pelo fast food está relacionada com o excesso de substâncias como o sal, açúcares, gorduras, conservantes e corantes, deixando as pessoas mais irritadas, mais agressivas, além de deixarem as pessoas mais obesas.
800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, dando uma média de um suicídio a cada 40 segundos. O Centro de Valorização da Vida (CVV) criou o setembro amarelo, em 2015, para que durante o mês se discuta em todos os meios, o suicídio, assunto em que ainda é tratado pela sociedade como tabu. Não falamos do suicídio. A mídia evita o assunto com medo de aumentar o número em si. Falar sobre o suicídio é importante. No Brasil temos 31 casos de suicídio por dia e cerca de 11.500 por ano. É uma questão de saúde pública. Num estudo feito pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria, chegou-se a conclusão que a depressão é a principal causa que pode levar alguém a querer tirar a sua própria vida. Difícil alguém se suicidar se não estiver deprimido. Outros fatores podem contribuir para o suicídio como o alcoolismo, desemprego, perda de um ente querido, agressões físicas e psicológicas, separação de um casal, dívidas, conflitos familiares, drogas, doenças mentais, armas domiciliar, isolamento, etc. O suicídio geralmente acontece em regiões de baixa e média renda mas não devemos esquecer em regiões de alta renda o suicídio também está presente. Adolescentes e crianças também estão sujeitos ao suicídio. No caso de criança, o Brasil está em oitavo lugar como um dos países onde há maior taxa de suicídio, sendo a quarta maior causa de morte entre 15 e 29 anos. Como se sabe, é possível prever o suicídio. Sendo assim, tente ouvir as pessoas necessitadas, oferece ajuda, fale com pessoas que possam ajudá-la, ore pela pessoa, dê um alento a ela, tente identificar as pessoas com potenciais para suicídio.
Bolsonaro impõe militarização nas escolas sem ouvir a população. Afinal, vamos formar soldado ou cidadão?
O presidente Bolsonaro afirmou que "tem que impor" o modelo de militarização nas escolas, lançado no último dia 5 de setembro, no Palácio do Planalto. Afinal, vamos formar soldado ou cidadão? O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) prevê a atuação de militares da reserva nas parte administrativa e de tutela dos alunos. O plano prevê a implantação desses moldes em 216 escolas até 2023. Muitas escolas de Brasília não aceitaram o modelo militar, mas o presidente não quer nem saber pois "será colocada e pronto". Já de início, as escolas de Brasília não gostaram da ingerência da polícia e deu a maior confusão e bate boca. O Secretário de Educação não agüentou tamanha palhaçada na capital federal e foi embora. Não precisa consultar o pai ou a população."O sistema será aplicado e pronto", afirmou Bolsonaro. "O que eu não quero é ver crianças crescendo e ficarem dependentes de governo", disse Bolsonaro. Mas uma questão deve ser levantada: qual será o papel da educação? A ideia inicial é uma escola cívico-militar, em função dos grandes gastos para montar uma escola militar. Uma coisa é fato: teremos a substituição do aprendizado pela repressão e por normas rígidas de comportamento. Mascar chicletes, palavrões, comunicar com gírias, esmalte vermelho paras meninas, garotos com cabelos compridos, etc, serão banidos. No fundo, no fundo, Bolsonaro quer implantar a experiência de caserna que ele teve e também afastar os alunos de "aprender a ler o mundo para poder transformá-lo", como diria Paulo Freire.
Coisas do Cotidiano
• Parabéns prefeito Moacir Olivatti - Caminhando por diversas ruas da cidade, por acaso, entrei no Estádio Municipal e vi várias obras lá, como banheiros, novos campos, locais de moradias para atletas em baixo da arquibancadas, pista de atletismo, trecho coberto na arquibancada, etc. Realmente o local exigia uma grande reformulação como aconteceu, transformando num complexo esportivo. Vale a pena dar uma melhorada na entrada e na iluminação do campo. Parabéns!
• Parabéns também prefeito Olivatti pelas estruturas de saneamento básico que estão sendo feitas no Conjunto Habitacional Erdei, em Barão de Lucena, deixando a população muito feliz pois era uma antiga reivindicação daquela comunidade;
• Seria bom também os senhores vereadores entrarem em contato com o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) para um recapeamento na Rodovia Júlio Zacarias, que passa pelo Barão de Lucena. Sem conservação, os buracos estão aparecendo em grande número, trazendo enorme prejuízos para os usuários!
• Lula vai à ONU e será ouvido pela Comissão Nacional de Direitos Humanos, conforme autorização de juíza da Lava Jato;
• Armado de uma Glock na cintura, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, entrou no Hospital e fez questão de tirar uma foto armado ao lado do seu pai no leito. Eduardo Bolsonaro é o cara que quer ser Embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
• Meteram a mão no Athletico contra o Santos na Vila Belmiro que terminou 1 x 1. É vergonhoso esse tipo de coisa que acontece no futebol brasileiro. A penalidade não existiu apesar do árbitro ter consultado o VAR. Você acha que aquele árbitro marcaria a penalidade se fosse a favor do Athetico que estivesse perdendo o jogo? Os torcedores de antigamente chamariam o árbitro de "gaveteiro", "sem vergonha";
• Governo de Jair Bolsonaro se recusa a aceitar na ONU que em 1964 aconteceu um golpe militar no Brasil;
• Num evento em Fortaleza, o ministro Paulo Guedes, seguindo o exemplo de Bolsonaro, disse que Brigitte Macron, a esposa de Macron, presidente da França, era feia demais. Que gesto deselegante para um ministro que, pelo jeito, se considera símbolo da beleza masculina, como os grandes astros do cinema Alain Delon, Tony Curtis, Armie Hammer, Jason Momoa ou Steve Mcqueen (o ator mais bem pago na história do cinema). Não se enxerga?
Brasil registra mais de 180 estupros por dia
Terrível. O Brasil contabilizou mais de 66 mil casos de violência sexual em 2018, o que significa mais de 180 estupros por dia, sendo que 54% por cento desses estupros são de crianças até 13 anos de idade. Os dados fazem parte do 13º Anuário de Segurança Pública, produzido pelo Forum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado terça feira, 10 de setembro. Esses dados foram fornecidos por todas as Secretarias de Segurança do país. O aumento nos casos de estupro, cuja a maior parcela de vítima é do sexo feminino (82%) vem acompanhado de um crescimento em outras modalidades de crime contra as mulheres, como feminicídio e agressão doméstica, na contramão de uma queda dos demais índices de violências, como os assassinatos. Em geral o crime de estupro tem baixa notificação, devido provavelmente a retaliação do agressor, receio das vitimas do julgamento e constrangimento, e falta de confiança nas instituições. Um aumento de agressão contra a mulher fez com que os estupros aumentassem.
ENTRELINHAS
***E o Athletico Paranaense venceu na última quarta-feira (11) o Inter de Porto Alegre jogando na Arena da Baixada por 1x0 (jogo de ida) gol marcado por Bruno Guimarães. No jogo de volta basta um empate no Beira Rio para que o Furacão conquiste o inédito título da Copa do Brasil***Em novo ranking, a Universidade de São Paulo ( USP) continua como a melhor universidade brasileira e da América Latina.***O Procurador de Justiça de Minas Gerais, Leonardo do Azeredo dos Santos, está chamando os seus salários de "miserês" e está pedindo ajuda através de cartazes. Vale a pena informar que o referido Procurador recebeu até agora em 2019, a quantia líquida de R$ 477 mil líquidos. Realmente o nosso país não é sério.***O médico Juarez de Oliveira e a Psicóloga Célia Petris ministraram palestra sobre a questão do suicídio, lembrado no último 10 de setembro. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde do distrito de Barão de Lucena e reuniu mais de 30 pessoas, que ao final, aplaudiram os palestrantes pela importância e abordagem do tema*** "Quero leis que governem homens e não homens que governem leis" (Honório Lemes, federalista gaúcho, 1864-1930).