Pingos e Respingos
Opinião do Blog
Bolsonaristas vão às ruas para consolidação de sua identidade política
Convocados inicialmente pelo presidente Bolsonaro e membros do seu partido, o PSL, bolsonaristas saíram as ruas domingo último, 26 de maio, em cerca de 190 cidades do país, para darem apoio integral ao presidente. Nem o presidente e nem os membros do partido compareceram ao ato para evitarem problemas que geralmente acontecem neste tipo de manifestação. Estamos falando de bolsonaristas que apoiam a reforma da Previdência, a Lei Anticrime de Moro, fechamento do Congresso Nacional, ataque ao Ministério Público e Supremo Tribunal Federal, etc. O número de participante foi expressivo, mas não superando aquela massa humana no protesto da educação, de 15 de maio. Este movimento a favor de Bolsonaro não pode ser chamado de manifestação popular porque segundo Datafolha, em recente pesquisa, 51 % da população brasileira é contra a reforma da Previdência da maneira como foi apresentada pelo governo. 41% são favoráveis. Nas manifestações pelo país afora, havia poucos pobres, trabalhadores, trabalhadores rurais, negros, LGBT, professores, estudantes das escolas federais, classes em que o presidente Bolsonaro já demonstrou não ter qualquer simpatia, além de que, muitos destas categorias serão penalizadas pela reforma da Previdência em curso.
"Se não for para arrancar 1 trilhão de reais do povo brasileiro na reforma da Previdência, pego um avião e vou morar lá fora" (Paulo Guedes)
Ao proferir estas palavras, o ministro Paulo Guedes demonstrou sua incapacidade de propor qualquer medida econômica que anime um país que se transformou, na palavra de Delfim Neto, um buraco negro. De repente para Paulo Guedes, "o Brasil não tem outra alternativa; é ferrar os pobres brasileiros e pronto". Para Paulo Guedes," o Brasil é um samba de uma nota só. Somente a reforma da Previdência nos salvará". "Quero vender tudo no Brasil", disse Paulo Guedes nos Estados Unidos. Mas para que isto a aconteça, afirma Guedes, "teremos que ter uma reforma estrondosa para sair do caos". O modelo que ele quer implantar no país é a política ultraliberal (mais que neoliberal), inspirado no modelo chileno de Previdência, que é o da capitalização individual. É o tipo de capitalização cada um por si. Engraçado que os chilenos estão saindo em passeatas freqüentemente reclamando que recebem pouco e a alta rejeição ao modelo que, agora está para ser implantado no Brasil. No modelo a ser implantado, o indivíduo não conta com nenhum tipo de solidariedade ou assistência. Cada um bancaria a sua própria aposentadoria. E os que trabalham na informalidade, trabalhadores rurais, pobres, trabalhadores, professores, serão penalizados quando tiverem idade para se aposentar. O projeto retira benefícios sociais conquistados ao longo do tempo, retira valores das aposentadorias, inclusive com a previsão de pagamentos inferiores à metade do salário mínimo em alguns casos. Grande parte dos trabalhadores serão obrigados a contribuir por um tempo maior, pois o tempo mínimo passará de 15 para 20 anos. Além disso, para receber 100% da aposentadoria, o trabalhador terá que contribuir durante 40 anos. Vale lembrar que a concessão do abono salarial dado pelo Pis/Pasep somente será pago para quem ganha até um salário mínimo. Com isto, idosos pobres, entre 60 e 70 anos, receberá benefícios de 400 reais. Como se vê, o sonho da aposentadoria parta muito gente na reforma da Previdência acabará, pois não terá mais as mínimas condições dignas que um aposentado merece. Além de tirar dinheiro dos trabalhadores brasileiros, Guedes quer vender e privatizar, vender e privatizar o país, como declarou nos Estados Unidos, onde pretende morar, começando a liquidação pela Petrobrás. Se você fosse embora, Paulo Guedes, o brasileiro estaria bem mais feliz.
Fibras: nosso alimento obrigatório de todos os dias
As fibras alimentares tem um papel importante para o nosso organismo, o que nos faz crer da sua importância, propriedades e diferenças, tendo função importante em combater certos problemas de nosso organismo, assim como preveni-lo de alguma outra doença. As fibras alimentares são a parte do alimento vegetal que não é digerível, sendo assim, resiste à digestão e à absorção pelo intestino delgado, sofrendo uma fermentação total ou parcial no intestino grosso pelas bactérias intestinais. Mas elas podem auxiliar no combate ao colesterol, diabetes e até em distúrbios do coração. Tipos de fibras - De acordo com a sua solubilidade, as fibras podem ser solúveis e insolúveis. As fibras solúveis tem grande capacidade de retenção de água, formando assim, uma espécie de gel no trato digestivo. Dentre as fibras solúveis nós temos as pectinas, que são fibras encontradas nas frutas e legumes. Aqui, ainda temos as fibras prebióticas, que também são solúveis e estimulam o aumento de bactérias consideradas boas ao nosso intestino e inibem o crescimento das chamadas bactérias ruins. Já as fibras insolúveis são partes integrantes de estruturas de células vegetais e podem ser encontradas especialmente nas camadas mais externas de cereais integrais, além de verduras e legumes.
Benefícios das fibras comprovados
1) As fibras atuam auxiliando na prevenção e tratamento de constipação intestinal. As fibras insolúveis agem aumentando o volume fecal e estimulando o movimento intestinal pela distensão do cólon. As fibras solúveis contribuem à captação de água e são fermentadas no trato gastrointestinal, estimulando assim, o crescimento de bactérias benéficas que melhoram o trânsito intestinal e a freqüência de evacuações; 2) Auxiliam no controle do diabetes. As fibras solúveis tornam mais lento o processo de absorção dos carboidratos; 3) As fibras contribuem para a perda de peso pois aumentam a saciedade, pois refeições ricas em fibras são processadas lentamente, retardando o esvaziamento gástrico, reduzindo a ingestão de outros alimentos; 4) Auxiliam no controle do colesterol pela formação do gel no estômago, alterando a absorção do colesterol, reduzindo a presença desta substância no organismo e conseqüentemente, os ricos cardiovasculares. Além disso, a fermentação das fibras solúveis no intestino grosso gera ácido graxo de cadeia curta, diminuindo a síntese do colesterol no fígado. As fibras insolúveis, por sua vez, podem se ligar a sais biliares e também contribuir para a redução na absorção de parte de gorduras e colesterol; 5) Diminui as espinhas e deixa a pele mais bonita pela eliminação de toxinas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos ingerir um total de 25 gramas de fibras por dia, sendo 6 gramas de solúvel. Eis aqui alguns alimentos ricos em fibras - Prefira a versão integral de alimentos, feijão preto, grãos, germe de trigo, aveia, sementes, batata doce, frutas, brócolis, milho, alcachofra, soja, abóbora, etc.
Coisas do Cotidiano
• Presidente Bolsonaro disse que "não vê nenhum problema criança entre 8 e 10 anos praticando tiros ao lado de responsável". Qual a sua opinião sobre este assunto?
• "É principalmente graças aos livros que, quando a justiça for restaurada neste país, sairei da prisão sabendo mais do que entrei" (Lula);
• Caso o ministro Paulo Guedes for embora, com certeza continuará ganhando muito dinheiro, mas ficará frustrado de não ter conseguido tirar 1 trilhão de reais dos pobres brasileiros, assim como não ter conseguido transformar a Previdência pública para capitalização individual ou Previdência privada para os seus amigos banqueiros;
• Muitos bolsonaristas dizendo que um governo petista seria pior do que o de Bolsonaro. Cada um tem a sua opinião. Eu já não penso assim. Bolsonaro foi deputado federal por quase 30 anos e não fez absolutamente nada, sem prestar nenhum serviço à população e ainda com sinistras relações com a milícia carioca. Com certeza, Fernando Haddad, professor universitário da USP, ex prefeito de São Paulo, maior cidade da América Latina, ex ministro da Educação, um dos melhores que este país já teve, com certeza, seria muito melhor que Bolsonaro;
• Espaço - Cultura - Música 1- A cantora Paula Fernandes, juntamente com Luan Santana, acaba de lançar a versão "Juntos", da música Shallow, do filme "Nasce uma Estrela", com Lady Gaga e Bradley Cooper. A música Shallow ganhou um Oscar como a melhor trilha sonora. A canção fala de uma garçonete (Lady Gaga) que quer trocar o seu trabalho por uma carreira artística, enquanto que ele (Bradley Cooper), é um cantor famoso mas mergulhado no mundo do alcoolismo e das drogas. Quando está bem ele quer mudar de vida. Quando está mal, ele tem medo de si mesmo. Eles (Gaga e Bradley) usam mergulhos e profundezas como metáforas na música. Quando estão nas profundezas, ninguém pode falar deles ou os julgar, e aí se sentem seguros. Agora, estamos longe do raso (Shallow, raso, superfície). Na versão "Juntos" a letra não consegue dizer nada quando cantam "Juntos e Shallow now" (juntos e raso agora). Com isto a versão "juntos" não vai emplacar. Os personagens, as imagens, contribuíram muito para o sucesso mundial do filme "Nasce uma Estrela" e da música "Shallow". Se você não assistiu, recomendo este filme. Música 2 - Vítima de uma acidente aéreo, morre, aos 28 anos, Gabriel Diniz, do "hit" Jenifer. Televisão - Aos 84 anos, morre Lady Francisco, após complicações pós cirurgia, em conseqüência de uma queda em casa. Abusos sexuais e estupros fazem parte da história desta notável artista. Várias novelas tiveram a participação importante de Lady Francisco, como: "Marron Glacê," "Baila Comigo", "Malhação, vidas brasileiras". ", Escrava Isaura", "Louco Amor", etc.
• Ridículos: Toffoli e Bolsonaro - Dias Toffoli, apresentando pacto, falando em nome do STF, sem autorização. Está levando "bordoada" dos juízes federais, dos sete partidos de oposição e também de ministros do STF. O Supremo não tem a função de fazer pacto político. Bolsonaro, por sua vez, disse para Rodrigo Maia que ele com a caneta na mão tem mais força que Maia. E a Coaf foi mesmo para o Ministério da Economia, a pedido de Bolsonaro. Recuos, incertezas, profusão de traições, desculpas e justificativas vazias, fez com que Bolsonaro, o presidente trapalhão, responsável direto pela ida da Coaf, para outro ministério, tirando-a das mãos de Sergio Moro, que praticamente o fez presidente. Se arrependimento matasse em Sérgio Moro!